Nesta quarta-feira (20) foi divulgado no site do Tribunal de Justiça do Piauí o resultado da ação popular interposta pelo coronel Edwaldo Viana contra a Prefeitura de Picos, que solicitava maior transparência nas informações relacionadas ao enfrentamento à Covid-19 no município. O referido pedido de liminar foi analisado pela juíza Maria da Conceição Gonçalves Portela que decidiu pelo indeferimento.
O objeto da ação popular era que o governo municipal disponibilizasse no Portal da Transparência, no site da Prefeitura Municipal, informações sobre a política de enfrentamento à Covid-19, como decretos, receitas, despesas, licitações, contratos.
O procurador jurídico de Picos, Maycon Luz, explicou que o município já fornecia as devidas informações no Portal da Transparência para consulta pública. No momento, a gestão municipal criou um campo específico para acesso aos dados da Covid-19.
"O município de Picos já disponibilizava estas informações no Portal da Transparência. Nesse campo, já existe tudo o que o município está fazendo em relação à Covid-19. Já temos os decretos, as receitas, despesas, para consulta da população. Existe uma recomendação que estas informações estejam num campo específico, uma aba Covid-19, já foi criada e no momento estamos no processo de migração dos dados", disse Maycon Luz.
Diante da decisão judicial, um audiência de conciliação deverá ser realizada em junho de 2020 entre as partes envolvidas.