Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2025

CORONAVÍRUS: Prefeitura de Picos decreta suspensão de atividades nas academias, eventos religiosos e reestrutura serviços em saúde

Publicado em 24/02/2020
Por Redação
FA-IMG-4cc3b5c6865761d9b3e6.jpg
FA-IMG-4cc3b5c6865761d9b3e6.jpg
Decreto assinado/

O prefeito de Picos, José Walmir de Lima, adotando preventivas contra o avanço do Covid-19 (Coronavírus) com base no Decreto n° 18.884 do Governo do Piauí, seguindo as orientações presentes no Plano Municipal de Contingenciamento, suspendeu a realização de atividades com aglomerações de pessoas em espaços públicos e privados, como academias de saúde, eventos religiosos, culturais, entre outros, pelos próximos 15 dias.

O Decreto Municipal n° 38/2020 divulgado nesta quarta-feira (18) durante reunião no Palácio Coelho Rodrigues decreta situação de emergência na saúde pública do município pelo prazo de 90 dias, tendo em vista a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da infecção humana pelo Coronavírus.

Na reunião, estiveram presentes o Procurador do Município Maycon Luz, a Diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM) Maria Santana, o Secretário Municipal de Saúde Júnior Santos, o Diretor Técnico Pascoal Gomes e o Prefeito Pe. Walmir Lima.

Confira o decreto!

Em Picos, dois casos suspeitos do Coronavírus estão sendo investigados, viajantes que se deslocaram para o Estado do Pernambuco e exterior. 

"Estamos adotando todas as medidas necessárias para evitarmos a propagação do Coronavírus. É tempo de nos conscientizarmos, de prevenção, evitar aglomerações. Nos próximos dias, certamente enfrentaremos transtornos, alteração na rotina diária, mas é preciso para que possamos superar esse quadro", frisou o prefeito.

O procurador jurídico da Prefeitura de Picos, Maycon Luz, destacou que as medidas preventivas e emergenciais são pautadas nas orientações oficiais e que fiscais da Administração  Municipal fiscalizarão os estabelecimentos particulares para que as orientações sejam seguidas.

"Ontem foi baixada uma Portaria com sanções para as pessoas que desrespeitarem as orientações. Em Picos, vamos fiscalizar para que as medidas sejam cumpridas. Todos precisam fazer a sua parte", disse o procurador.

O secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, pontuou que os casos investigados na cidade de Picos estão em quarentena, bem como a medida foi adotada para familiares e pessoas que entraram em contato com os pacientes.

O Decreto ainda prevê orientações para bares e restaurantes como distanciamento de mesas, uso de álcool em gel para clientes que estiverem no estabelecimento, além de reestruturação nos serviços de saúde.

Comentários