O abandono animal é frequente em Picos. Encontrar cães e gatos espalhados pelas ruas da cidade é rotina para os moradores. Diante da situação, eis que a solidariedade se faz valer: pessoas voluntárias e grupos que lutam em prol de melhores condições de vida para caninos e felinos.
No bairro Belo Norte, uma destas pessoas é Aline Maria que junto com a filha Letícia Gonçalves alimentam diariamente em sua calçada 15 animais de ruas. “É muito triste! Em Picos, tem muitas pessoas e até mesmo empresários que podem de alguma forma ajudar e manter no mínimo vasilhames com água e ração para eles”, disse a moradora.
Animais alimentados
Aline Maria disse que passou a realizar este ato de solidariedade após se comover com os animais abandonados. Dentro de casa já cuidou de cinco gatos e um cachorro. “Eu luto pela vida desses animais, há pouco tempo resgatei oito filhotes de cães que se encontravam abandonados aqui no bairro, cuidei e consegui adoção para todos eles”, finalizou.
Segundo a vice-presidente da APAPI, Sanya Elayne, a ONG tem realizado muitos resgates, porém, necessita do apoio de todos. “É exorbitante a quantidade de animais abandonados e vítimas de todos os tipos de maus tratos. Diariamente a gente recebe de cinco a dez pedidos de resgates. Infelizmente não temos condições financeiras e nem a sede própria para estar recolhendo todos os animais, mas sempre atendemos de alguma forma os casos de urgência”, lamentou.
Vice-presidente da APAPI, enfermeira, Sanya Elayne
Sanya Elayne ainda destacou que o abandono animal pode ocasionar diversos tipos de doenças, bem como acidentes. “Os animais podem estar transmitindo algumas doenças como a raiva no caso de mordeduras, a questão da Leishmaniose, que têm como vilão o mosquito que deve ser combatido. Além disso, existem os riscos de vias públicas como atropelamento e demais incidentes”, afirmou.
Belinha encontra-se aos cuidados de Sanya Elayne
A APAPI surgiu no ano de 2015, até os dias atuais tem ajudado cerca de 200 animais de ruas. Atualmente a ONG tem buscado parcerias com escolas, alertando e conscientizado desde as crianças no sentido de conscientizar a população a cuidarem dos animais.
Guilherme Santos (Estagiário)
Revisão: Folha Atual