A Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros, em Picos, promoveu nesta quinta-feira (06) um treinamento com os militares como foco no salvamento de vítimas de afogamento. A capacitação aconteceu na piscina da AABB.
O treinamento visa fazer toda a cadeia de salvamento de um afogado: reconhecimento, abordagem, reboque, com seis técnicas de salvamento. Na ocasião, foram simuladas situações se salvamento com e/ou sem material necessário.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Alisson Rangel, que ministrou o treinamento, orientou a população sobre como proceder em casos de afogamento.
“Em caso de afogamento, a primeira coisa a se fazer é chamar o Corpo de Bombeiros, pedir ajuda, ligar para uma ambulância. É necessário fazer a prevenção com os cidadãos, evitando ingerir bebida alcóolica quando for entrar na água, quem tem criança ficar sob a supervisão de um adulto o tempo todo”, explicou o tenente.

O comandante da Companhia Destacada de Picos, tenente Hamylton Lemos, explicou que o treinamento tem como foco o período carnavalesco, onde bombeiros são solicitados para atuar na Barragem de Bocaina.
Estamos capacitando nosso material humano para se utilizar da melhor maneira nos eventos que ocorrerem com foco no carnaval. Geralmente, a região de Bocaina solicita bombeiros para atuarem na Barragem de Bocaina, os bombeiros vão capacitados com equipamentos necessários para utilização. Estamos com boias, nadadeiras, capacetes, coletes”, frisou.

Tenente Hamylton Lemos
A única mulher presente no treinamento, a soldado Nayara Luz, reforçou a importância do evento de capacitação para o trabalho do bombeiro.
“Tá sendo muito gratificante participando desse treinamento, agregando conhecimento, melhorando nosso condicionamento físico para uma melhor resposta à população”, concluiu.


Fotos: Fabrícia Rivas