O Governo do Estado do Piauí através da Secretaria Estadual de Assistência Social está desenvolvendo o projeto Escola de Conselhos do Estado, formando através das temáticas conselheiros tutelares e de Direitos. Em Picos, uma formação está sendo realizada desde a última quinta-feira (23) e encerra neste sábado (25), na Escola Coelho Rodrigues.
O Curso de Formação Continuada para Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares da Criança e do Adolescente é o segundo encontro de capacitação, de um total de seis que devem ser concluídos em outubro de 2020. No município picoense, o evento de formação conta com a representação de 19 municípios do Vale do Guaribas.
O membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Antônio José dos Santos, destacou que a capacitação visa oferecer conhecimento sobre o trabalho dos conselheiros e suas competências nos setores de atuação.
“Essa capacitação é muito proveitosa. Primeiro porque existem muitos mitos quanto a competência dos Conselhos de Direitos, e o Governo do Estado através da Secretaria de Assistência Social busca ofertar as condições mínimas de conhecimento para o Conselho Tutelar, para que de fato possam desempenhar o seu papel. Essa formação vem acontecendo de forma qualificada e mais aprofundada”, frisou Antônio José dos Santos.
Antônio José dos Santos
O conselheiro tutelar de Santana do Piauí, Fábio Moura, avaliou como positiva a formação que terá reflexos direto no trabalho de defesa de crianças e adolescentes, bem como na prestação de um serviço de qualidade à comunidade.
“Tá sendo muito produtiva a formação, bastante dinâmica as discussões, enriquecendo nosso conhecimento, onde a partir daqui temos uma visão mais ampla do que se deve fazer nas nossas funções, bem como o que não é nossa atribuição. Estaremos agora bem capacitados para prestar um bom serviço à comunidade”, pontuou o conselheiro.
Conselheiro Fábio Moura
Temáticas
No segundo encontro de formação as temáticas trataram sobre o Sistema único da Assistência Social (unidades de atendimento e serviços, proteção social), além de tratar sobre o Conselho Tutelar no que diz respeito ao papel, competências, funcionamento e organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.