A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), deu início ao Programa de Aração de Terras, disponibilizando cinco tratores de propriedade do município para esse serviço. Segundo o titular da Agricultura, Aurino Guimarães, a prioridade são os pequenos produtores. Para serem beneficiados, basta requererem o serviço de aração, cuja demanda está muito alta tendo em vista o início do período do chuvoso.
“Qualquer produtor pode nos procurar. É feito o agendamento na secretaria. De acordo com a disponibilidade, vamos atendendo a região”, declarou Arurino.
De acordo com o secretário o trabalho se mantém constante ao longo do ano, mas com o início das chuvas, é natural que mais pessoas peçam à Prefeitura para arar as suas terras. “A demanda está muito grande. Quando chove, todos querem o serviço”, explicou Aurino acrescentando que é necessário um pouco de paciência pelos produtores tendo em vista a demanda.
A prioridade para o uso desse equipamento é do pequeno produtor, que ajuda apenas com o combustível do trator. Com isso eles economizam até R$ 1000,00. Para aqueles que podem pagar, a hora para o uso de um trator para aração de terra sai em média por R$ 150,00.
Em Picos, pelo menos 10 regiões da cidade de Picos já foram atendidas pelo programa. “Quando mandamos um trator para uma região a nossa orientação é de somente sair quando fizer de todo mundo”, declarou o secretário.