Os danos provocados pela chuva que caiu na cidade Picos na tarde desta quarta-feira (08) motivaram uma reunião coletiva entre diversas instituições locais com foco na adoção de ações preventivas. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (09) na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues.
Participaram da reunião o prefeito de Picos, José Walmir de Lima, representantes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, de Obras, de Defesa Civil, de Meio Ambiente, de Limpeza e Serviços Públicos, do Corpo de Bombeiros, do 3° Batalhão de Engenharia de Construção e do DNIT.
No encontro, foi apresentado pelo Corpo de Bombeiros um Plano de Contingência que traça ações a serem adotadas em casos de prevenção e emergência contra os efeitos provocados pelas precipitações.
“O Corpo de Bombeiros a cada ano elabora dois planos, para período de estiagem e chuvoso. Solicitamos essa reunião da Prefeitura porque temos o Plano montado desde o início de dezembro e apresentamos as questões de prevenção como as visitas in loco aos pontos críticos e em momentos de emergência o que deve ser feito. Na chuva de ontem não tivemos nenhuma chamada de salvamento”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Rangel.
Tenente Rangel no lado esquerdo da imagem
O secretário de Defesa Civil de Picos, Antônio Afonso, explicou que o trabalho de prevenção surtiu efeito e que as áreas monitoradas enfrentaram a chuvarada dentro da normalidade. Diante dos efeitos, a Prefeitura realizará visitas in loco dos pontos críticos para adoção de medidas.
“Estávamos monitorando as áreas montanhosas, o Morro da Mariana, Aerolândia, onde já havíamos feito um trabalho preventivo. Graças a isso, a chuva de ontem não provocou maiores danos, porém agora vamos voltar a nossa atenção para o Canto da Várzea no Riacho dos Macacos, Ipueiras, bairro São José e Avenida Getúlio Vargas onde os alagamentos se concentraram com maior força. Vamos verificar as tubulações, onde estiver obstruído vamos limpar. Vamos fazer um trabalho de conscientização da ´população, pois precisamos contar com a ajuda de todos”, frisou o secretário.
O supervisor da unidade do DNIT, em Picos, Elvo Marton, explicou que o órgão já está realizando os devidos reparos nos locais atingidos pela chuva, como na Avenida Getúlio Vargas, próximo a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus que sofreu a erosão.
“A precipitação ontem sobre nossa cidade foi muito forte e devido a inexistência da calçada de proteção, a passagem tensa de água na Avenida Getúlio Vargas uma das vias sofreu erosão. Hoje, a Construtora já está no local fazendo a manutenção e do local, acreditamos que na sexta-feira o problema seja solucionado”, afirmou.
Elvo Marton ainda enfatizou que a pista central da BR-316 que também apresentou buracos em decorrência da chuva de ontem não corre o risco de romper.
Orientações
A orientação do Corpo de Bombeiros é que na ocorrência de chuvas as pessoas evitem sair de casa. Em caso de estar na rua, buscar um local seguro, já estando abrigado dentro do automóvel nunca arriscar atravessar alagamentos, a indicação é ligar para o 193, número do Corpo de Bombeiro, para que ocorra o salvamento.