O diretor do Sindicato dos Bancários doo Piauí – Regional de Picos, Antônio Libório, em entrevista ao Jornal 95 da Cidade Modelo FM, protestou contra a Medida Provisória (MP) do Governo Federal que amplia o horário de atendimento dos bancos, o que deve repercutir na jornada de trabalho dos funcionários das instituições financeiras.
Atualmente o atendimento interno dos bancos funciona seis horas por dia de segunda a sexta-feira. A nova MP pode fazer com que as instituições financeiras passem a funcionar aos sábados.
“Há uma tentativa de abrir as agências bancárias em dia de sábado, a questão dos bancários continua a mesma, mas com a ampliação do atendimento, algumas pessoas vão ter de sacrificar o seu final de semana e trabalhar”, comentou.
Antônio Libório informou que essa MP é um desdobramento da Reforma Trabalhista que tem precarizado cada vez mais a situação do trabalhador. “Quem determina o dia e hora de trabalhar é o patrão; aqui no banco mesmo, grande parte dos colegas, especialmente dos caixas, não tem um dia fixo para trabalhar, não recebe mais hora extra”, comentou.
Apesar dos elevados lucros dos bancos, os patrões estão enxugando o quadro de funcionários, o que tem se verificado nas agências do Banco do Brasil de Picos. “Querem transferir oito colegas, se com um quadro de 38 não estamos conseguindo atender bem a população, imagine diminuindo”, frisou.