O chefe do escritório do DNIT em Picos, engenheiro Elvon Marton, em entrevista ao Folha Atual, garantiu que as obras de drenagem nas laterais da BR316 entre as rotatórias (balões) da Av. Deputado Sá Urtiga, devem ser concluídas até o final de dezembro. Ele afirmou que esse é o cronograma, mesmo que os próximos dias sejam de chuva, conforme se verificou na manhã desta terça-feira, 26.
Segundo o engenheiro as chuvas podem aumentar os custos da obra e tornar necessária a convocação de mais trabalhadores da construção civil, mas estas tem de ser concluídas, uma vez que aquele trecho é de grande movimentação de veículos. Todo esse trabalho de drenagem está a cargo da Unidas Engenharia.
Antes de vir para o trecho de maior movimentação do perímetro urbano da BR316 a empresa já concluiu a drenagem na zona leste da cidade. Também já foi realizado o mesmo serviço cortando a Av. Getúlio Vargas, em direção ao Rio Guaribas, próximo a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, antes de partir para a Av. Deputado Sá Urtiga.
Elvon Marton explicou que esse trabalho tem sido realizado quadra a quadra, com objetivo de provocar o menor tumulto possível para os transeuntes.
A obra de drenagem vem sendo realizada desde julho de 2017. Ela está orçada em R$ 11.253.717,16 e os recursos são provenientes do Tesouro da União. Após a realização desse serviço será feito um teste com um carro-pipa para averiguar a qualidade da obra.
Engenheiro Elvon Marton
Quanto a pavimentação, Elvon Marton explicou que será aberto um novo processo licitatório para a realização dessa outra obra. Há muito tempo entendeu-se que a pavimentação só poderia ser realizada após a drenagem das laterais para que o asfalto tenha maior durabilidade.