A inauguração da revitalização da Praça Félix Pacheco acontecerá em fevereiro de 2020. A informação partiu da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Sara Carvalho. Uma vez que o processo de limpeza foi realizado, terá início a fase de construção, que deve se estender por 90 dias. Ainda no mês de outubro foram retiradas as árvores. Estas serão substituídas por plantas nativas.
Como o projeto prevê que a Félix Pacheco fique o mais parecida possível com o projeto inicial quando da sua inauguração em 1942, Sara informou que tem buscado o material adequado para isso, passando por todos os detalhes, desde os bancos aos postes de luz. “É um projeto bastante trabalhoso, pois teve de ser feito através de registros fotográficos, mas ficará muito bonito, porque fará essa releitura do passado”, explicou.
Outra novidade do projeto será o calçadão a ser construído entre a Praça Félix Pacheco e o quarteirão onde ficam uma série de empresas, como o Banco Santander. Nesse ponto serão construídos os boxes padronizados para serviços essenciais, como banca de revista, chaveiro e outros.
Sara informou que no ponto da praça que fica em frente ao Banco do Brasil, será construída uma parada de ônibus climatizada. Com a construção do calçadão os veículos que vem da Getúlio Vargas não poderão mais fazer o retorno pela praça. Eles terão de seguir direto.
Após a limpeza deve ter início o processo de construção
Diferente da Praça Josino Ferreira a Félix Pacheco não terá um parquinho, uma vez que a ideia é deixa-la o mais próximo possível do projeto original. Com isso haverá um chafariz e um coreto, onde poderão ser realizadas apresentações culturais. A obra está sendo desenvolvida por servidores da construção civil do município.