A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos (STTRAM) foi obrigada a adotar uma medida paliativa para evitar os engarrafamentos no centro comercial da cidade, especificamente na Rua Cel. Francisco Santos. Os guardas de trânsito estão usando cones e fitas amarelas e negras de identificação para que os motoristas não tentem fazer ultrapassagens.
Desde que o espaço para o tráfego dos automóveis por essa via foi ampliado, podendo dois veículos seguirem lado a lado em sua extensão, passaram a acontecer inúmeros congestionamentos.
Muitos motoristas tentam realizar ultrapassagens naquela rua, mas a entrada na Travessa Abílio Coelho comporta apenas um carro por vez, resultando em grandes engarrafamentos, destacando-se que outros automóveis já vem pela travessa que se encontra com a Cel. Francisco Santos.
Há dois anos a Prefeitura abriu uma via na Praça Matias Olímpio, onde fica a feira de verduras, para que os veículos possam seguir por ela, caso desejem chegar até a BR-316, mas esta tem sido pouco utilizada.
Os guardas explicam que os motoristas só deveriam pegar a direita da Cel. Francisco Santos caso fossem seguir pela Praça Matias Olímpio, mas não é o que se tem visto. Ao tentarem ultrapassar naquela rua, os motoristas contribuem para que o trânsito não flua, provocando uma grande dor de cabeça para todos. A fiscalização no trânsito picoense por parte do poder público se mostra sempre necessária para coibir os erros dos condutores.