O prédio do novo fórum de Picos, localizado na Rua João Custódio, bairro DNER, devia ter sido entregue, segundo informação oficial, no dia 20 de julho deste ano, mas as obras continuam. A construção teve início ainda em 2017 e prometia seguir com celeridade, contudo inúmeros problemas com a Dantec, fizeram com que os serviços fossem paralisados e a construtora substituída. Desde setembro de 2018, o termino do prédio está sob a responsabilidade da Construtora RGE Limitada.
Nossa equipe esteve no canteiro de obras e fez alguns registros, constatando que estas seguem com os inúmeros trabalhadores da construção civil.
Os recursos para a construção do novo fórum, uma reivindicação antiga dos advogados da cidade, são oriundos do Tribunal de Justiça – PI e do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Piauí (FERMOJUPI) e está orçada em R$ 6.500.000,00. O prédio tem uma área total de 3.900 m² e uma estrutura de área construída de 2.500 m², com dois andares.
Além das cinco Varas da Comarca de Picos, o novo fórum terá local para audiência e assessoria; um Juizado Cível e Criminal com sala de audiência, gabinete, salas para juízes leigos e conciliadores; um auditório com capacidade para 200 pessoas, onde ocorrerão as audiências do Júri; dois módulos para juízes auxiliares, com gabinete, audiência e assessoria.
Também estarão disponíveis salas para Defensoria Pública do Piauí (DPE-PI), Ministério Público do Estado (MPE-PI), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB) e oficiais de justiça.
Desde 2011 os serviços do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros funcionam em um prédio alugado na Av. Deputado Sá Urtiga.