O pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, padre Francisco Pereira Borges (Pe. Chiquinho), está conclamando os fiéis católicos da cidade a participarem da campanha pela arrecadação de recursos para a substituição do piso da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a Catedral de Picos. Há um grupo de pessoas empenhadas, junto com a Igreja, para fazer a reforma andar, mas todos concordam que a participação precisa ser maior, uma vez que o templo é frequentado por milhares de católicos.
“Estamos adiantados na aplicação do piso e estamos empenhados nessa campanha, mas estamos esperando a partilha, porque tem um custo alto”, comentou o sacerdote.
O Pe. Chiquinho informou que o granito aplicado no piso (não é mármore) é comprado em Fortaleza – CE. O custo da aplicação do granito (em cinco cores diferentes) é quase o mesmo do material; ambos custam muito. Em alguns trechos do piso da Igreja são colocados os ladrilhos antigos da igreja, chamados de relíquias. São aproveitados aqueles em melhores condições.
“Estamos pedindo a colaboração, que abramos a consciência e a mão, pois é como o Senhor disse: ‘quem abre a mão, a mão enche; quem fecha, a mão fecha’”, declarou.
As cartelas da rifa custam R$ 10,00 a unidade, mas o pároco pede que os fiéis busquem o bloco com 20 cartelas para ajudar a vender. Estes podem ser conseguidos no escritório da Paróquia, na Praça Justino Luz, ao lado da Catedral.
Pe. Chiquinho
Para angariar recursos também será realizado um show com Batista Lima, ex-limão com mel, no dia 07 de novembro, na quadra do Colégio Santa Rita. A entrada custa R$ 15,00, no primeiro lote, e 20 reais no segundo lote, e pode ser adquirida no escritório da Paróquia.
Apoiando a campanha da troca do piso, há uma equipe formada por muitas pessoas, uma das integrantes é a senhora Socorro Albano. Ela citou que há dois meses estão na luta pela renovação do piso e também pede que mais pessoas apoiem a causa. Socorro cita a participação da sua família desde quando a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios estava em construção.
Socorro Albano
“O meu avô, Quincas Albano, foi responsável pelo emadeiramento da Catedral; o meu pai, João Albano, e os meus tios: Albaninho e Zequinha Albano, foram responsáveis pela confecção das portas, e hoje eu, como neta e filha, participo da campanha do piso, empregando os meus esforços e convidando o povo picoense a se sentir Igreja”, comentou.
Graça Granja
Graça Granja, também integrante da comissão, declarou que a campanha continua e conclama os fiéis a participarem. “Aqueles que aqui vivenciaram os sacramentos, que aqui se batizaram, se crismaram, fizeram a primeira eucaristia, depois se casaram; estamos conclamando a todos e também àqueles que passaram em missão e trabalho”, declarou.