Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Ciranda promove neste sábado, 28, evento sobre ‘Setembro Amarelo’

Publicado em 25/07/2019
Por Edson Costa
FA-IMG-9c03d256bc9e360dd121.jpg
FA-IMG-9c03d256bc9e360dd121.jpg
Evento comecará a partir das 19h00/Divulgação

O Ciranda – Espaço de Cultura e Lazer, promoverá neste sábado 28, a partir das 19h00, um evento em alusão ao Setembro Amarelo. O evento intitulado: “Uma conversa franca sobre valorização da vida”, é promovido anualmente. Além da proprietária do espaço, psicóloga Graça Moura, participarão também os psicólogos Marcelo Vieira e Jaíra Pacheco.

Cada um tratará sobre uma temática dentro do combate ao suicídio. Graça Moura falará sobre “Todos pela valorização da vida”, enquanto Marcelo Vieira debaterá a temática “Dias de luta, dias de glória – Uma breve reflexão sobre a vida” e a psicóloga Jaíra Pacheco falará sobre “Do luto à busca de superação”.

O Setembro Amarelo é uma Campanha de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha foi iniciada, no Brasil, em 2014. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, sobretudo, sobre a Valorização da Vida e intensificar durante o mês a divulgação do tema, alertando a população sobre a importância de sua discussão. 

Tem como objetivo também, alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, apresentando suas formas de prevenção. Mundialmente, o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculada ao dia 10 de setembro, no qual é lembrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.    

Muitos acreditam que abordar suicídio na imprensa pode, de alguma forma, aumentar a incidência de casos. Mas, é preciso falar sim.  Agora, claro, falar corretamente sobre o assunto, de modo a evitar que informações inadequadas cheguem à população e aumentem o estigma relacionado aos Transtornos Mentais.

Comentários