O Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), que funciona no Piauí Shopping Center de Picos, deve receber novos órgãos do Governo do Estado em breve. Segundo o diretor do centro, Raimundo Nonato de Sousa Silva, se estabelecerão naquele espaço a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), a Ouvidoria e um posto da Agespisa. Destacando que a Agespisa continuará funcionando no prédio na Rua Luiz Nunes, havendo apenas uma descentralização nos pontos de atendimento.
Quanto a ADAPI, esta será deslocada integralmente para o CIAC, a exemplo do que já aconteceu com a EMATER. Com isso, o prédio onde funcionavam essas duas instituições, localizado na Av. Senador Helvídio Nunes de Barros (BR-316), será desativado. Existe a expectativa de que ele seja cedido para o curso de medicina da UFPI de Picos, mas é apenas uma possibilidade.
O CIAC foi inaugurado pelo governador Wellington Dias em 10 de janeiro desse ano. Desde então, inúmeros órgãos foram transferidos para aquele local, contudo, o Piauí Shopping não é o único prédio privado a sediar pontos de atendimento à população de Picos e região.
Raimundo Nonato
O Espaço da Cidadania, que por muitos anos teve a sua sede na Av. Getúlio Vargas, hoje funciona no Picos Plaza Shopping, oferecendo serviços como emissão de Carteiras de Identidade (RG), Junta Comercial do Piauí, além do Sistema Nacional de Emprego (SINE).
No CIAC funcionam atualmente o DETRAN, uma representação da Secretaria de Agricultura Familiar, a EMATER e o Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (IASP). O centro atende de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 13h00, recebendo em média 700 pessoas por dia.
“No primeiro momento houve uma certa rejeição, mas Picos é uma cidade que está crescendo, por conta disso, os órgãos tem de se distanciar do centro, mas as pessoas já se acostumaram, pois chegam aqui e tem toda uma estrutura, como um sistema de senhas; elas já saem daqui com um pensamento positivo quanto a decisão do governador”, comentou Raimundo Nonato.
Como já dito nessa matéria, o SINE funciona no Picos Plaza Shopping, mas recentemente um espaço foi cedido a esse órgão no Piauí Shopping para promover a seleção dos candidatos a trabalhar em um supermercado que está chegando a cidade. “Já foi feita toda a parte de seleção, agora é só a documentação dos candidatos, faltando ainda a questão dos serviços terceirizados, como limpeza e vigilância”, explicou Raimundo Nonato.