Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Prefeitura de Picos decreta situação de emergência devido estiagem

Publicado em 01/07/2019
Por Jailson Dias
FA-IMG-49dbe4ff2a53fb93eada.jpg
FA-IMG-49dbe4ff2a53fb93eada.jpg
Prefeitura de Picos decreta situação de emergência/Jailson Dias

Por Mateus Silva

O prefeito de Picos, Padre Walmir, decretou situação de emergência em toda área do Município de Picos, afetada pela estiagem. O decreto foi assinado no dia 21 de agosto, tendo validade de 90 dias, podendo ser prorrogado até totalizar 180 dias.

De acordo com o decreto 60/2019 foi levado em consideração à pequena quantidade de chuvas. “Considerando a insuficiência e a má distribuição das precipitações pluviométricas registras neste Município de Picos, Estado do Piauí, acarretam a estiagem em toda a extensão territorial deste ente da federação, deixando a nível médio os reservatórios abaixo da capacidade necessária para atendimento da população”, assegurou.

O procurador Geral do Município, Maycon Luz, explica o procedimento e relata que a escassez de água potável para consumo humano e para atividades agrícolas e pecuárias.

“Como já é praxe aqui no município de Picos nós sabemos que o segundo semestre é um semestre de escassez de água, principalmente de água potável, em algumas localidades do município. Temos algumas operações do Governo Federal, que induz que o município para ter acesso a operações carro pipa, entre outros programas, ele deve primeiro constatar uma situação de emergência, então foi decretado aqui em Picos, nesse ano de 2019, uma situação de emergência, caracterizada pela essa escassez de água potável para consumo humano e também para atividades agrícolas e pecuárias”, explicou.

Outro ponto destacado pelo decreto foi a escassez de água. “Considerando a escassez de água, tanto para consumo humano quanto para o consumo animal, em toda a extensão territorial deste Município”, ressaltou.

Além disso, a medida foi tomada levando em consideração o grande impacto nos setores agrícola e pecuária, segmentos importantes para a economia municipal, e também que o quadro tende a evoluir devido à cessação do período chuvoso. Por fim, O decreto ressalta que o município não possui recursos suficientes para suprir as demandas da população, bem como para o restabelecimento da situação de bem estar social.

Comentários