Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

1° Mamaço é realizado em Picos

Publicado em 01/06/2019
Por Redação
FA-IMG-baf2f715ec5df62b4de8.jpg
FA-IMG-baf2f715ec5df62b4de8.jpg
1° Mamaço de Picos/Folha Atual

 

Na noite desta terça-feira (20) a Praça Josino Ferreira, no centro de Picos, foi palco do 1° Mamaço realizado na cidade. Gestantes e nutrizes (mulheres que amamentam) participaram do evento que empodera as mamães e reforça a importância do aleitamento materno para os bebês nos dois primeiros anos de vida.

O evento foi organizado pelo Programa PET-Saúde, que reúne acadêmicos e profissionais dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus Picos, em parceria com a Secretária de Saúde de Picos, APAAS, entre outras instituições.

A programação contou com momento de conversa entre mães e profissionais, musicoterapia, além de atividades lúdicas entre mãe e filho.

A coordenadora do 1° Mamaço de Picos e professora do Curso de Enfermagem da UFPI, Luísa Helena Lima, destacou que o evento é uma proposta de conscientizar as mães e a sociedade sobre a importância do aleitamento materno, onde a mulher ele pode amamentar o bebê em qualquer lugar, sem que ela seja constrangida.

“Organizamos o primeiro mamaço de Picos com o objetivo é estimular o aleitamento materno de todas as crianças menores de dois anos e fazendo alusão ao Agosto Dourado, mês que a Organização Mundial de Saúde destina para o incentivo ao aleitamento materno”, explicou a professora.

A mãe do Nicolas, de 9 meses, Cleide Silva, sabe bem a importância do amamentar. Ela frisa que mesmo sendo mãe de segunda viagem tudo parece novo, mas a experiência materna lhe trouxe mais confiança.

“Amamentar é uma experiência muito boa porque a criança desenvolve mais rápido, adoecer é muito difícil, até no nascimento dos dentes o bebê fica fortalecido. Na minha segunda gestação foi tudo novidade, foi um desafio imenso, mas na segunda eu tinha mais experiência e com ele que foi prematuro”, disse Cleide Silva.

A professora e mãe de primeira viagem, Evelma, descreve o ato de amamentar com uma experiência única e prazerosa.                        

“É algo maravilhoso, eu nunca pensei que fosse ser tão feliz na minha vida e amamentar é um sonho. É a melhor sensação na vida você olhar para o seu filho quando mama e ver que ele está olhando para você, um olhar apaixonante, ver ele se alimentando de você. Fiquei com medo dele não querer mais amamentar, mas está sendo tudo muito tranquilo”, falou emocionada a mãe.

Comentários