Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Corpo de Bombeiros de Picos registra média de quatro incêndios florestais por dia

Publicado em 30/05/2019
Por Jailson Dias
FA-IMG-86a8dd6dbdbb6f120ee0.jpg
FA-IMG-86a8dd6dbdbb6f120ee0.jpg
Tenente Hamylton Lemos/Jailson Dias

O Corpo de Bombeiros de Picos tem registrado uma média de quatro incêndios florestais por dia, desde a última sexta-feira, 16. A informação é do comandante da unidade local, tenente Hamylton Lemos. Segundo relatou, os militares tem sido chamados para atender ocorrências em municípios localizados muito além da região, dentre eles Pimenteiras e Pio IX.

O tenente chamou a atenção para os efeitos positivos das palestras ministradas pelos bombeiros desde o início do ano, quando eles estiveram em diversos municípios informando sobre como evitar incêndios e como controlar as chamas. Os locais onde eles marcaram presença foram aqueles onde não estão sendo registradas ocorrências.

A exceção é Pio IX, contudo, o comandante destaca que as orientações repassadas pelos bombeiros ajudaram os moradores da região a tomar iniciativas que evitassem um estrago maior. “Quando chegamos lá, já tinha carros-pipa e toda uma estrutura”, comentou.

Após as chamas terem sido contidas pelos bombeiros com o apoio dos moradores, a população da região fez o roço ao redor da mata queimada, evitando o surgimento de novos focos.

Quanto a cidade de Picos, ele frisou que os casos de incêndios estão dentro do aceitável. Apesar de ainda verificarem fogo em terreno baldio, a população parece estar se conscientizando quanto aos riscos e danos ambientais. Destaque que esse não é um problema local, mas nacional, conforme tem mostrado a mídia, com a degradação da Amazônia, cuja fumaça tem chegado a regiões distantes, como São Paulo.

O principal motivo para os incêndios florestais, continuam os mesmos, fogueiras iniciadas por agricultores para limpar a lavoura, incêndio criminoso e aqueles provocados por caçadores. Estes, além de matarem os animais silvestres, prática inaceitável na atualidade, provocam danos maiores ao meio ambiente, ao acenderem fogueiras à noite e não apagarem. Ou seja, o fogo termina se espalhando.

Comentários