Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Mutirões de controle contra o mosquito da dengue é realizado nas comunidades de Itainópolis

Publicado em 20/04/2019
Por Redação
074afeec9c983e1b94aa9e085e50.jpg
074afeec9c983e1b94aa9e085e50.jpg
Equipes em ação/Reprodução/ WhastApp

Por Isael Pereira

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Itainópolis promoveu mutirões de controle contra os focos do mosquito transmissor da dengue, com intuito de visitar as casas dos moradores das diversas localidades do município, realizando um trabalho de prevenção e orientação. As atividades vêm acontecendo desde o dia 27 de junho e encerraram nesta quarta-feira, 18 de julho.

A proposta dos mutirões é para que os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, juntamente com os profissionais de cada UBS das diversas localidades do município, percorram as áreas em que atuam, realizando visitas, de casa em casa.

Segundo relatos da coordenadora de vigilância epidemiológica do município de Itainópolis, Edilce Leite, o principal objetivo dessa campanha é conscientizar os moradores da importância desse controle. A coordenadora também explica como foi o contato dos agentes com a população.

“Quando chegávamos às residências, informávamos o motivo da visita, que era um trabalho de conscientização e orientação, para que eles não acumulassem água de forma errada. Observamos que os problemas que estavam acontecendo, em vários casos, era exatamente a forma errada de que eles acumulavam a água. Ensinamos aos moradores, que tinham que lavar os recipientes com água todos os dias, trocando a água, e nos locais onde essa água estava armazenada, orientamos que eles podiam colocar uma colher de água sanitária, pois combatia o mosquito”, explicou Edilce Leite.

Edilce Leite ainda conta que foram detectados alguns focos do mosquito da dengue em recipientes sem tampas e também em cocheiras utilizadas para animais beberem água. Os casos detectados foram encontrados tanto em localidades rurais como urbanas.

“Foi um trabalho muito bem elaborado, pois andamos em todas as áreas do município, desde as duas da zona urbana até as quatro áreas da zona rural. A gente se dividia em equipes e pegávamos 5 ou 6 agentes de saúde com 7 agentes de endemias, somando com o pessoal da equipe, enfermeiros, técnicos, coordenadores, ou seja, todo mundo participava. Com isso, conseguimos cobrir todo o município”, finalizou a coordenadora.

Visitas aos domicílios

Veja as datas das visitas!

Vila Barbosa: 27 de Junho;

PSF do Riachão: 08 de Julho;

PSF do Maxixe: 11 de Julho;

PSF da Várzea Grande: 17 de Julho;

PSF da Zona Urbana: 18 de Julho.

Comentários