No final da manhã desta quarta-feira, 29, o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), e alguns empresários se reuniram com o superintendente do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos, no Palácio Coelho Rodrigues para pedir que se estabeleça um cronograma para que as obras de drenagem e pavimentação das laterais da BR 316, na extensão do bairro Bomba, aconteçam de forma mais célere do que tem sido no decorrer da via.
O prefeito disse que convidou os empresários para participar dessa reunião uma vez que a reforma das laterais se aproxima do bairro Bomba e, além da preocupação com a situação do comércio naquele trecho, existe a questão da trafegabilidade, uma vez que todos na cidade transitam em algum momento do dia sobre aquela via, incluindo os veículos que vem de outros municípios.
Caso a obra se prolongue indefinidademente no bairro Bomba, como tem demorado no restante das laterais, seria um caos. O prefeito já havia se reunido com os representantes do DNIT e pediu que a obra fosse iniciada no bairro Bomba apenas quando já tivesse sido realizada a licitação . A drenagem, que acontece há mais de um ano, está sob a responsabilidade da Unidas Engenharia. O argumento para a demora, cuja expectativa é que seja concluída até setembro deste ano, foram as fortes chuvas dos últimos meses.
“Nossa preocupação é essa; primeiro, que se avance na licitação da empresa e que comece a pavimentação do Junco até aqui; segundo, que assim que abrir a lateral para a colocação das manilhas, que feche logo”, comentou o prefeito.
O superintendente do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos, endossou que até setembro o trabalho de drenagem das laterais será concluído. Com relação a pavimentação, há duas possibilidades, realizar uma nova licitação ou fazer um aditivo da empresa que está asfaltando um trecho na BR 316 próximo a Elesbão Veloso.
Superintendente do DNIT Ribamar Bastos
Quanto a preocupação dos empresários, de que a obra demore demais, ele se disse consciente da necessidade da reforma das laterais ser rápida para que os transtornos para a população sejam menores. “O comprometimento da empresa (Unidas) é de que ao avançar com as escavações para um trecho curto, se recupere logo a pavimentação poliédrica”, frisou.