Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Associação dos Engenheiros Agrônomos de Picos promoverá capacitação sobre uso correto de agrotóxicos

Publicado em 08/02/2019
Por Jailson Dias
64956860175d62b660c28001bd44.jpg
64956860175d62b660c28001bd44.jpg
Alan Michel e Girlan Elton/Jailson Dias

A Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos (AEAMP) promoverá entre os dias 28, 29 e 30 um curso sobre Emissão de Receituário Agronômico e Preenchimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que acontecerá no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA – PI) de Picos, que é parceiro na promoção do evento.

O presidente da associação, engenheiro Alan Michel, informou que o curso é voltado para os profissionais e acadêmicos, ao preço de R$ 50,00 para os primeiros e R$ 25,00 para os estudantes e sócios adimplentes. As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição: www.aeamp.com. Na programação do evento constam palestras a serem ministras pelos engenheiros agrônomos: Olavo Vieira, da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Paulo Roberto, especialista em agrotóxicos, e Francisco Lira.

Alan destacou que o CREA tem intensificado a fiscalização do uso indiscriminado de agrotóxicos, assim os agrônomos devem estar instruídos sobre a forma correta de adquirir os pesticidas, além da necessidade do receituário. “Aquele profissional, ou agricultor, que costuma usar o agrotóxico sem receituário, será fiscalizado junto ao CREA”, comentou.

O tesoureiro da AEAMP, Girlan Elton, comentou que muitos agrotóxicos nocivos a saúde das pessoas tem sido liberados pelo Governo Federal, o que tem resultado no uso indiscriminado desses produtos nas lavouras do Brasil. Dessa forma, é necessário que os agrônomos estejam capacitados para fazer a prescrição desses produtos de forma correta.

Ele mencionou alguns agrotóxicos liberados pelo Governo Federal são causadores de câncer, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O presidente da associação frisou que o agrotóxico pode ser utilizado na agricultura, desde que seja de forma correta, conforme determina a lei.

Comentários