Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025

Pe. Chiquinho passará por cirurgia no coração

Publicado em 06/01/2019
Por Jailson Dias
15ed28775621afd8f341972e5612.jpg
15ed28775621afd8f341972e5612.jpg
Pe. Chiquinho passará por cirurgia amanhã/Jailson Dias

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Picos, Pe. Chiquinho, 68 anos, passará por uma cirurgia para implantação de uma ponte de safena no coração na quarta-feira, 01. O padre foi encaminhado para Teresina na segunda-feira, 29, após exames constatarem que ele precisa de um tratamento mais delicado. O pároco está internado no HUT, e ao chegar a capital passou por um cateterismo. Os seus familiares o acompanham nesse momento.

Segundo vigário da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Pe. João, o Pe. Chiquinho passa bem e aguarda a cirurgia. Apenas após a intervenção cirúrgica é que se saberá por quanto tempo ele permanecerá em recuperação. Até lá, a paróquia estará sob a responsabilidade tanto do Pe. João, quanto do Pe. David Barros, uma vez que ambos são vigários e auxiliam o pároco em seus afazeres, substituindo-o temporariamente quando necessário, conforme prevê o Direito Canônico.

O Pe. João destacou que a administração de uma paróquia pesa muito sobre os ombros de quem a assume, tanto na questão física como na emocional. “Tem de lidar com muitas situações, embora sejam dois colaboradores, quem responde pela paróquia é o pároco, e ele carrega todo esse peso de administrar a paróquia”, explicou.

Nesse momento o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz, está na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, onde participa da Assembleia Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), embora o processo de administração da paróquia siga normalmente. “Mas não há essa preocupação maior, porque é uma paróquia que tem os vigários; haverá alterações em agendas, conforme prevíamos, porque muitas vezes a programação era feita para três padres, e terá de ser reduzidas aos dois”, explicou o Pe. João.

O vigário pediu que os fiéis acompanhem o tratamento do Pe. Chiquinho através das suas orações. “Esperamos que tudo ocorra bem e ele possa retornar”, declarou.

O Pe. Chiquinho assumiu a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios no dia 15 de fevereiro de 2014, substituindo o então pároco Pe. Gregório Lustosa, que recentemente também passou por uma cirurgia no coração e se recuperou bem.

Comentários