O coordenador da Iluminação Pública de Picos, Ramon Alves, orienta a população que acione a Polícia Militar caso testemunhe a ação de vândalos quebrando as lâmpadas que iluminam as ruas da cidade. Ele comemora a redução desse problema nos últimos meses, mas salienta que o prejuízo ainda se verifica em alguns pontos, pessoas que parecem sentir prazer em depredar o patrimônio público.
“Se ver que é a mesma pessoa que comete essa ação, que liguem pra polícia, pois aí já é caso de polícia”, declarou.
Ramon argumenta que o papel dos presidentes de associações de moradores e líderes comunitários tem sido fundamental para a redução dos atos de vandalismo uma vez que eles conscientizam as pessoas sobre a importância de preservar o bem público. “Diminuiu em torno de 80% os casos de lâmpadas quebradas”, informou.
O coordenador explicou ainda que o prejuízo quando da quebra de lâmpadas recai sobre a população, tanto por ficar sem a iluminação, enquanto a lâmpada não é reposta, como o custo pelos reparos, uma vez que a iluminação da cidade é bancada a partir de uma taxa que é paga mensalmente pelos picoenses.
Alguns pontos da cidade ainda carecem de iluminação, como a Praça Antenor Neiva, localizada em frente ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL). Ramon garante que logo o setor estará iluminado.