O trabalho da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros, em Picos, foi intensificado no período chuvoso. Além dos alagamentos, deslizamentos de terra, uma ocorrência que se tornou comum e prevalente foi a captura de animais peçonhentos.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros de janeiro até o início de abril de 2019 já foram realizadas 20 capturas de animais peçonhentos (serpentes e jacarés) e 8 resgastes.
O tenente Hamilton Lemos reforçou a orientação que no aparecimento de animais fora e/ou dentro de residências acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.
“A orientação é que as pessoas evitem capturar animais. Se presenciar o animal ligue para 193 que estamos 24 horas prontos para atender. Se não houver como sair de casa, de preferência jogue uma toalha sobre o animal, que ele permanecerá estático. Frisamos que o animal quando se sente acuado, ele tenta atacar. Por isso, o risco de acidentes”, disse.
Trabalho de conscientização
Para o período chuvoso, a Companhia do Corpo de Bombeiros orientou a população sobre o descarte correto do lixo numa tentativa de evitar alagamentos. Agora, pensando no período de estiagem, os bombeiros estão visitando as escolas e reforçando o perigo das queimadas.
“As escolas podem entrar em contato conosco para agendarmos as palestras. Orientamos sobre a importância de não colocar fogo no lixo e os riscos com as queimadas”, concluiu.