Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025

Secretaria de Meio Ambiente do Piauí volta a Picos para cadastramento de poços artesianos

Publicado em 20/11/2018
Por Jailson Dias
567932f170d5ac314dc90efd6f2e.jpg
567932f170d5ac314dc90efd6f2e.jpg
O consultor ambiental da Superintendência de Recursos Hídricos da SEMAR, Niwalber Negreiros/Jailson Dias

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí (SEMAR) voltou a Picos para a segunda etapa do cadastramento dos poços artesianos existentes na região. A equipe esteve aqui na cidade em novembro de 2018, mas a procura foi muito abaixo do esperado. Eles estão atendendo as pessoas na Câmara Municipal, manhã e tarde, e devem permanecer de hoje, 25, até sexta-feira, 29.

Segundo o consultor ambiental da Superintendência de Recursos Hídricos da SEMAR, Niwalber Negreiros, o cadastro é obrigatório, pois é um passo para a regularização, havendo penalidades para quem não aderir ao processo.

“O usuário das águas subterrâneas precisa regularizar o seu poço para que ele se utilize dessa água de forma tranquila, pois é da União e precisa de regularização dos poços. Esse processo é o primeiro passo, após essa etapa uma equipe da SEMAR vai realizar fiscalizações e caso encontre um poço que não possui cadastro, esse poço está sujeito a ser lacrado por conta de não ter iniciado o processo de regularização”, explicou.

Apenas 190 pessoas procuraram a equipe da SEMAR para fazer a regularização, o que representa muito pouco, pois se estima que existam 10 mil poços artesianos nos 22 municípios da região. Niwalber Negreiros informou que o Governo do Estado está apresentando o projeto “Piauí: pilares de crescimento e inclusão social”, que é financiado pelo Bando Mundial (BIRD) e precisa ter mais controle sobre o uso das águas subterrâneas.

“Dentro desse projeto existe a preocupação de conhecer as águas subterrâneas, para que o estado possa diagnosticar como está a situação das águas subterrâneas e possa estabelecer novas diretrizes”, declarou.

Comentários