Na Quarta-feira de Cinzas, dia 06 de março, teve início a Quaresma, período caracterizado por atos penitenciais por parte da comunidade católica em respeito a tradição bíblica, que fala da tentação sofrida por Jesus Cristo no deserto. Esse marco importante do calendário cristão se encerra apenas na chamada Semana Santa, que neste ano se verifica entre os dias 17 e 21 de abril.
Para o pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Pe. Chiquinho, é positivo que as pessoas jejuem nas sextas-feiras ou demais dias, se desejarem, como forma de reforçar a saúde espiritual e física. “É muito fácil deixar de comer carne nas quartas e sextas-feiras, mas o jejum, eu digo sempre, é bom para a espiritualidade e para o corpo, se aliviar o organismo, só em diminuir, é algo positivo”, comentou.
O sacerdote lembrou que esse período deve ser caracterizado pelo jejum e oração. “Lembra as pessoas que fazendo isso estão ganhando na dimensão espiritual, pois disse o Senhor, há males que são expulsos apenas como o jejum e oração”, declarou.
O padre comenta ainda que a população picoense se mostra participativa quando das celebrações realizadas nas igrejas durante o período quaresmal. Apenas na Quarta-feira de Cinzas foram realizadas cinco missas. “Em todas as igrejas cheias, e noto a participação das pessoas, isso é um fato, a presença do povo nesse período quaresmal e na campanha da fraternidade”, comentou.
No nosso país, o mais católico do mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desenvolve nessa época do ano a Campanha da Fraternidade, com o tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”, e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).