Uma residência desocupada, aparentemente abandonada, nas imediações da Praça Félix Pacheco, bem no centro comercial de Picos, acumula uma quantidade absurda de lixo, formada em grande parte por recipientes plásticos com água parada; palco perfeito para a proliferação do mosquito Aedes Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. O quintal da residência é voltado para a rua 3 de Maio, não havendo uma fachada. O local onde parecia haver uma porta foi fechado com tijolos e cimento.
A denuncia dessa situação partiu do artesão e ambientalista Antônio José da Silva, famoso por ter vindo de São Paulo a Picos de bicicleta. Ele tem feito inúmeras denúncias sobre problemas verificados na cidade, dentre eles a do lixão dessa residência. Antônio José disse em entrevista ao Folha Atual que procurou a Secretaria de Serviços Públicos e informou a situação desse local.
Enquanto fazíamos essa reportagem ele subiu em cima da montanha de lixo e mostrou a quantidade de recipientes de plástico com água parada, proveniente das últimas chuvas. Chama mais a atenção por esse fato por se tratar de uma moradia no centro de Picos.
Água parada
A residência desocupada fica ao lado da escadaria que dá acesso ao morro da Mariana, por onde passam centenas de pessoas todos os dias. Nesse trecho, observa-se que um cano estourou e que o esgoto está escorrendo pelo trajeto por onde as pessoas caminham. O odor de fezes é muito forte no local, gerando intensas reclamações.
Nós andamos pelas imediações tentando descobrir a quem pertence a residência abandonada. Conversamos com transeuntes e tentamos nos informar em uma clínica que fica na vizinhança, mas não obtivemos sucesso.
Antônio José da Silva mostrando o lixo
Nossa equipe procurou o secretário de Serviços Públicos, Airton de Carvalho, para saber se alguma medida poderia ser tomada quanto a situação do lixo na moradia. Ele informou que junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos tentará descobrir a quem pertence aquele prédio e então solicitar ao dono que a secretaria possa recolher todo o lixo verificado ali, uma vez que está se constituindo em uma verdadeira ameaça a saúde das pessoas.
Residência abandonada
Escadaria do Morro da Mariana
Esgoto e fezes correm pela rua
Secretário de Serviços Públicos Airton de Carvalho