A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Picos, Ionara Holanda, falou em entrevista ao Folha Atual sobre o funcionamento do Programa Mais Médicos na cidade. Ao final de 2018, com a saída dos médicos cubanos, a secretaria abriu edital com a oferta para as cinco vagas pendentes. Todas foram preenchidas por médicos brasileiros e, até o momento, eles se encontram trabalhando nas unidades básicas.
“Eles permanecem na unidade básica de saúde de segunda a quinta-feira, manhã e tarde, então, uma ampla oferta de serviços de atendimento médico para a comunidade”, comentou.
Ionara informou que das sete vagas do Mais Médicos em Picos até 2018, duas já eram preenchidas por médicos brasileiros, as demais foram ocupadas no início de 2019. Caso algum deles decida se retirar do programa, ela garante que a Secretaria de Saúde preencheria a vaga e abriria novo edital para convocação de outro médico.
Segundo a coordenadora a Secretaria de Saúde já recebeu informações do Ministério da Saúde de que o programa será rearticulado, mas os detalhes sobre essa mudança chegarão apenas nos próximos meses.
Atualmente a cidade dispõe de 36 equipes de Saúde da Família, das quais 25 estão na zona urbana e 11 na zona rural, para um total de 31 unidades básicas, onde acontecem os atendimentos. “Fora os ramais que são os postos pequenos ligados a uma UBS, que estão na zona rural atendendo a comunidade”, explicou a coordenadora.