Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Vereadores retomam sessões da Câmara Municipal em meio a desentendimentos

Publicado em 26/09/2018
Por Jailson Dias
3bdad259634378879bcdbc28c366.jpg
3bdad259634378879bcdbc28c366.jpg
Sessão da Câmara Municipal de Picos/Jailson Dias/Arquivo

Os vereadores retomam as sessões ordinárias da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 07, em meio a desentendimentos e crises internas. A sessão que abre o primeiro semestre legislativo da atual legislatura será marcado pela leitura da mensagem do executivo pelo prefeito Pe. Walmir Lima (PT), algo que é comum e acontece todos os anos. Embora tenha maioria na câmara, o prefeito passou a ter problemas com alguns parlamentares, com destaque para os do PTB, com quem rompeu em junho de 2018.

Os problemas entre os parlamentares estão além da simples divisão: situação vs oposição, pois o ano de 2018 foi marcado por fatos que desencadearam sérios atritos entre os parlamentares. A começar pela eleição para a mesa diretora, que foi antecipada e depois invalidada, culminando com a realização de uma sessão que elegeu Zé Luís como novo presidente da casa, cujo processo foi contestado na justiça.

Em seguida os vereadores do PR, Valdívia Santos e Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato, deixaram a oposição e aderiram ao lado do prefeito Pe. Walmir Lima. Em meio a discussões, processos e liminares, os vereadores realizaram uma nova eleição, que desta vez reelegeu o vereador Hugo Victor (MDB) para o seu quarto mandato consecutivo, com direito a composição com vereadores da oposição e ausência de parlamentares insatisfeitos com os rumos do processo.

Para mostrar que a crise não era algo do passado, o ano de 2019 começou com a realização de duas sessões extraordinárias para a votação de projetos polêmicos, como o que aumentava o número de assessores parlamentares. As sessões foram marcadas por discussões acaloradas entre os vereadores que eram contra e a favor dos projetos.

A composição da câmara parece mais confusa, no entanto, adversários de primeira hora da atual gestão, como os vereadores Afonso Guimarães, o Afonsinho (PP) e Toinho de Chicá (PP), garantem que permanecem na oposição e farão críticas ao executivo sempre que acharem necessário. Ao que tudo indica 2019 promete continuar sendo um ano de fortes emoções na Câmara Municipal de Picos.

Comentários