ALTERNATIVA
O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, parece estar buscando uma alternativa fora do seu partido, o PT, para apoiar nas eleições municipais de 2020. Ele já declarou apoio ao nome da jornalista Maria Santana e comentários das calçadas afirmam que o gestor tem estudado mais possibilidades.
VAMOS CONVERSAR
Para o presidente do PT, Zacarias Teixeira, o prefeito precisa conversar com o partido, pois este não abre mão de indicar a cabeça de chapa das eleições municipais de 2020.
CONTROLE
Segundo dizem, o vereador Wellington Dantas (PT), também tem interesse em disputar o cargo máximo do Palácio Coelho Rodrigues. Atualmente, ele seria o principal nome dentro da agremiação e exerce forte influência sobre o Diretório Municipal do PT.
PERDERAM
Após toda a polêmica em torno da última eleição da presidência da Câmara Municipal de Picos, pode-se concluir uma coisa: o PTB foi o grande derrotado. Os vereadores petebistas, Chaguinha, Dalva Mocó e Zé Luís, perderam a chance de ocupar a vice-presidência do legislativo e viram todos os seus indicados serem demitidos do Palácio Coelho Rodrigues. Ao ambicionarem a presidência da Câmara, ficaram sem nada.
PREFEITURA
A última eleição pela presidência da Câmara Municipal de Picos ganhou contornos mais dramáticos, pois além do orçamento, o presidente estará diretamente assumirá a prefeitura caso o Pe. Walmir Lima tenha o seu mandato cassado. Difícil dizer se isso vai acontecer, mas um político experiente sempre tenta se garantir.
DISCUSSÃO
A aprovação em duas sessões extraordinárias dos polêmicos projetos que aumentavam o número de assessores parlamentares e os salários desses, foi marcado por muita discussão. Os vereadores Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), Zé Luís e Francisca Celestina, a Dalva Mocó, além de Carlos Luís Nunes, questionaram o presidente Hugo Victor (MDB), que os respondeu. As sessões foram tensas.
REPERCUTIU
A eleição na Câmara Municipal de Picos foi longe, mais precisamente na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Icemar Lavor Neri, o Nerinho (PT), lançou a sua candidatura pela presidência do legislativo piauiense. Ele teve apenas dois votos e já havia dito que a sua candidatura era de protesto.
PERPETUAÇÃO
O deputado estadual Themístocles Filho (MDB) foi reeleito para o seu oitavo mandato consecutivo para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Ele obteve 28 votos dos 30 deputados e completará 16 anos à frente do legislativo estadual. Isso é que é perpetuação de poder.
EM BRASÍLIA
Enquanto isso, em Brasília, Rodrigo Maia (DEM) foi reeleito para a presidência da Câmara dos Deputados. Até o momento as coisas não mudaram tanto assim na política brasileira como alguns prometiam.