Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025

Feirantes ocupam calçada lateral do Banco do Brasil de Picos

Publicado em 22/09/2018
Por Jailson Dias
3ad0d400e5489b957942168a6758.jpg
3ad0d400e5489b957942168a6758.jpg
Feirantes ocupam calçada do banco/Jailson Dias

Dezenas de feirantes ocuparam a calçada lateral da agência centro do Banco do Brasil de Picos, uma das principais instituições financeiras da cidade. Sempre se verificou pessoas comerciando no local, mas nos últimos meses aumentou bastante o número de vendedores de artigos variados, desde miudezas, como DVDs piratas, até frutas e verduras. Estes últimos passaram a usar mais recentemente o local.

Nossa equipe procurou a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Picos, responsável por fazer valer o Código de Postura do Município. No documento consta que as calçadas devem ser deixadas livres para o trânsito dos pedestres.

O titular da pasta, Francivaldo Barbosa, o Civaldo, declarou que o gerente anterior do Banco do Brasil já havia falado com ele para que algo fosse feito a respeito dos feirantes. No entanto, quando as medidas iam ser tomadas o gerente teria voltado atrás em seu pedido, argumentando que não queria prejudicar ninguém.

À nossa equipe Civaldo argumentou que o código prevê que pelo menos um metro e meio do espaço público esteja livre para a circulação dos pedestres, mas salientou que a calçada não pode mais ser ocupada por vendedores ambulantes. Ele informou que nessa primeira semana de fevereiro notificará a todos para deixaram o local no prazo de 48 horas.

Ainda é muito comum em Picos a visão dos vendedores ambulantes ocupando as calçadas, assim como a utilização destas pelos comerciantes, que colocam os seus produtos para atrair os clientes. A instituição do Shopping do Povo ainda não foi capaz de atrair todos os vendedores, como queria a prefeitura. Muitos retornaram para a Praça Josino Ferreira de onde haviam sido retirados.

Comentários