Para a presidente do SINTE – Regional de Picos, Giselle Dantas, as aulas da rede estadual de educação não começam no dia 18 de fevereiro, conforme está previsto no calendário oficial da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-PI). Em entrevista ao Folha Atual ela afirmou que ainda há escolas concluindo o período letivo de 2018, e que algumas se quer fizeram a oitava avaliação. Mesmo que algumas deem início no período definido pelo Governo do Estado, há aquelas que não conseguirão seguir o cronograma devido a reposição.
Giselle salienta que em 2018 as escolas entraram em greve de forma diferente. Houve aquelas nos quais os professores paralisaram as atividades por mais dias e outras que retomaram as aulas mais cedo, Dessa forma, há escolas que já encerraram o período letivo do ano passado e podem iniciar as aulas conforme o previsto.
Durante a semana a nossa equipe conversou com a gerente da 9° Gerência Regional de Educação de Picos (9° GRE), Noêmia Marques. Ela já havia confirmado as disparidades no calendário escolar devido a greve de 2018, contudo, as matrículas já estão acontecendo ao longo do mês de janeiro para os alunos da rede estadual de educação. Aqueles que ainda não concluíram o ano anterior já tem a sua vaga assegurada.
Giselle afirmou ainda que há possibilidade do calendário escolar de 2019 seguir sem percalços, mas o Governo do Estado precisa chamar os professores para negociar o piso, o que, até o momento, ainda não aconteceu. Em contrapartida, já há municípios reajustando os salários dos docentes acima do piso.