Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Agricultores temem perdas nas plantações por falta de chuvas

Publicado em 09/09/2018
Por Redação
02dea4f12867a23b5a9c4c2e8a0c.jpg
02dea4f12867a23b5a9c4c2e8a0c.jpg
Plantação de milho e feijão/Reprodução

As fortes chuvas de dezembro animaram os agricultores da região de Picos que já iniciaram o plantio agrícola de milho e feijão. No entanto, as precipitações cessaram na primeira quinzena de janeiro e o otimismo agora se tornou temor: perdas nas plantações.

O agricultor, José Moura, disse que nas primeiras chuvas já começou a preparação da terra e que agora no momento de crescimento das plantas faltou a chuva.

“Logo no início das chuvas já plantei porque percebemos a mudança climática nos anos anteriores. Agora as plantações estão viçosas, mas o sol forte e a  falta de chuva está ocasionando a morte da planta. Esperamos que o inverno ainda possa melhorar nos próximos meses porque novamente plantamos , esperança é o que não falta”, afirmou o agricultor.

Agricultor aguardando chuvas para início do plantio.

Previsão meteorológica

A falta de chuvas no mês de janeiro já era uma previsão apontada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Segundo o técnico do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, as precipitações devem aparecer com maior frequência em fevereiro, porém em áreas isoladas.

“O mês de janeiro foi de poucas chuvas o que já era esperado. Trabalhamos com previsões e existe a expectativa de chuvas para fevereiro. O inverno no Nordeste está sendo prejudicado pelo fenômeno El Ninõ que afasta as chuvas”, afirmou o meteorologista.

 

Comentários