Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Academia de Letras de Picos comemorará 30° aniversário de fundação neste ano de 2019

Publicado em 22/08/2018
Por Jailson Dias
9d735b7dbcbde1e0723995619b7d.jpg
9d735b7dbcbde1e0723995619b7d.jpg
Sede da ALERP/Jailson Dias

Este ano de 2019 é especial para a Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) que no dia 22 de outubro celebrará o seu 30° aniversário de fundação. Segundo o atual presidente, escritor Vilebaldo Rocha, os 31 integrantes da academia estão debatendo a programação festiva, que se estenderá ao longo dos 12 meses.

“Temos várias programações, além do seminário de literatura, que sempre organizamos, comemoramos o dia das mães, o dia da poesia, queremos também realizar concursos de poesias, de crônicas; está também na nossa programação visitas a museus e elaborar uma antologia com textos de todos os acadêmicos da ALERP”, relatou.

Vilebaldo Rocha ressaltou que a ALERP também participará dos eventos culturais que já fazem parte do calendário da cidade, como os saraus, Sete de Setembro e SALIVAG. “Ficamos felizes e convidamos a população de Picos e região para vir aqui compartilhar nossa cultura para podermos firmar as nossas raízes”, declarou.

Vilebaldo Rocha

O presidente informou que a sede da academia, localizada na Praça João de Deus Filho, ao lado da Rádio Cidade Modelo FM, centro de Picos, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00, e está de portas abertas para receber visitantes, inclusive turmas de alunos da educação básica e do ensino superior.

O início

A Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) foi fundada no dia 22 de outubro de 1989 por um grupo de militantes culturais da cidade, dentre eles o próprio Vilebaldo Rocha, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, Rosa Luz, Mundica Fontes, o desembargador Edvaldo Pereira, com destaque para o Grêmio Literário do Colégio Petrônio Portela.

Naquela ocasião foram realizadas atividades culturais por uma semana, culminando na fundação da ALERP, que a exemplo do Museu Ozildo Albano, é uma das guardiãs da cultura local e regional.

Galeria dos integrantes da ALERP

Comentários