Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Dom Plínio fala sobre aumento da procura do sacerdócio pelos jovens

Publicado em 16/08/2018
Por Jailson Dias
cc67112af514bd047c119782ce8b.jpg
cc67112af514bd047c119782ce8b.jpg
Dom Plínio José Luz/Jailson Dias

Segundo o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz, houve um aumento do número de jovens em busca da vida sacerdotal neste ano de 2018. Em missa solene realizada na noite da quinta-feira, 27, ele ordenou dois novos diáconos: Francisco Ramires Barros Moura e Cláudio Santana de Carvalho. Os dois faziam parte de um grupo de 12 jovens, e já receberam o Primeiro Grau do Sacramento da Ordem. “Eles saem do seminário e já começam a trabalhar com o povo”, comentou o bispo.

Bom Plínio informou que mais cinco jovens estão preparados para ir a Fortaleza – CE, fazer o curso de formação, que lhes permitirá ingressar no Seminário Propedêutico em Teresina. “Para a gente o desafio é mais na questão das despesas, mas nós temos um projeto na diocese que envolve pessoas generosas que fazem doações todos os meses para ajudarmos na formação dos jovens em Teresina”, comentou.

A partir do momento em que o jovem se decide por ser padre, ele terá oito anos de estudo pela frente. Um deles em Fortaleza – CE, e os demais em Teresina – PI. “Eles fazem duas faculdades, uma em teologia e a outra em filosofia”, explicou o bispo.

O diaconato, caso esse dos dois jovens recém-ordenados, é o primeiro passo na vida sacerdotal, em seguida são exigidos seis meses de experiência para analisar se o jovem tem a postura digna do presbitério, ou seja, para ser padre. “No ano passado nós tivemos apenas uma procura, e agora, cinco, e tinha 12 para entrar, mas dada a situação financeira, nós fizemos uma seleção mais aprimorada, prevendo que a despesa será grande”, explicou.

 

Comentários