Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Comandante do 4°BPM de Picos comemora redução da criminalidade em 2018

Publicado em 11/08/2018
Por Redação
5f8fbca004a259906d5c4c5f06e8.jpg
5f8fbca004a259906d5c4c5f06e8.jpg
Comandante Edwaldo Viana/

O comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar em Picos (4º BPM) tenente-coronel Edwaldo Viana, em entrevista ao Folha Atual,afirmou que no ano de 2018 a criminalidade no município sofreu uma redução considerável. Como parâmetro para a afirmação, o chefe da PM local utilizou a diminuição em quase 300% no número de crimes contra a vida.

“Este ano tivemos seis mortes, três vítimas que já haviam sido presas e outros dois usuários de drogas, além do assassinato de uma senhora que possivelmente pode se enquadrar como Feminicídio. As barreiras e o trabalho conjunto com a Polícia Civil, Ministério Público auxilia no bom resultado final. Somos uma cidade com quase 100 mil habitantes e ter esse índice mínimo de criminalidade é motivo de bênçãos”, pontuou Edwaldo Viana.

Em se tratando da motivação para o fomento da violência, o comandante da PM destacou que a vulnerabilidade social é um dos principais fatores que contribuem para a entrada de pessoas no mundo do crime.

“Sabemos que a miséria fomenta o crime, se eu passo fome, sou vulnerável para a droga eu entro no crime. Bem é verdade que se os gestores não olharem para esta realidade a violência pode aumentar ainda mais”, frisou.

A criminalidade se combate com policiamento. A Polícia Militar no trabalho ostensivo e preventivo em Picos vem aumentando o número de barreiras, além da adoção de projetos como a Operação Natal e Ano Novo com Segurança, onde o efetivo policial foi aumentado no Centro de Picos e no bairro Bomba.

“Temos aumentado os nossos policiais que atuam na parte administrativa, bem como trouxemos efetivo de GPM’s que estão ajudando. Sabemos que o final de ano é um momento propício para os roubos porque existe muita gente no Centro, movimentação de dinheiro”, concluiu.

Números

Próximo de encerrar o ano, o município de Picos registrou o menor índice de homicídios dos últimos cinco anos. Até a redação desta matéria seis pessoas foram mortas na cidade, um número bem inferior ao ano passado quando foram catalogadas 19 mortes.  

Comentários