O interior do Piauí há mais de dois anos conta com reabilitação gratuita e especializada ofertada na Associação Piauiense de Atenção e Assistência em Saúde (APAAS). Atendendo crianças e adultos numa cobertura de mais de 40 municípios dos Vales do Guaribas, Sambito e Canindé, atualmente a Clínica é referência no Estado pela excelência dos serviços prestados à população.
A APAAS está localizada na Travessa Francisco da Costa Araújo, centro da cidade de Picos. Qualificada em Nível 3, a Associação atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas deficiências física, auditiva, intelectual e visual, promovendo a reabilitação e inclusão na vivência em sociedade.
Para atender a demanda mensal de 730 pacientes e o fluxo de 150 usuários por dia, a unidade de Saúde conta com mais de 30 profissionais entre fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistente social e seis médicos nas especialidades de Otorrinolaringologia, Neurologia e Neuropediatria, Ortopedia e Oftalmologia. Diante da necessidade existente, profissionais de outras ramificações da Saúde são acionados aumentando o quantitativo da equipe.
.jpg)
O Superintendente da APAAS, Altimar Araújo (foto abaixo), explicou que o trabalho de reabilitação desenvolvido na unidade é voltado para o ambiente interno e também com ações que assistem a comunidade.
“Aqui realizamos o trabalho interno com a reabilitação e fazemos o trabalho externo com a comunidade. Recentemente fizemos uma parceria com os Centros de Referência da Assistência Social dos bairros de Picos e estamos trabalhando com o público idoso, assim como fazendo o encaminhamento até a Clínica dos casos que necessitarem”, afirmou o superintendente.
Avaliando o ano de trabalho em 2018, Altimar Araújo, dedicou uma mensagem de agradecimento a equipe de profissionais pela dedicação no cuidar dos pacientes, assim como às famílias pelo envolvimento e parceria.
.jpg)
Datas comemorativas são festejadas no decorrer do ano
“Desejar à todos que compõem a família APAAS, nossos funcionários, nossos pacientes/usuários um 2019 de muitas realizações, muita paz e que o menino Jesus continue renascendo cada dia em nossos lares”, disse.
A otorrinolaringologista que integra a equipe médica da APAAS, Patrícia Batista, enfatizou que na Clínica o atendimento é humanizado.
Dra. Patrícia Batista
“Nossa equipe é toda da região. Formamos e retornamos para ajudar os pacientes que aqui estão. A Clínica promove a reabilitação e ela vai levar atingirmos o nosso maior objetivo que é a inclusão dessas pessoas, crianças, numa vida mais saudável, na família, na sociedade. A reabilitação dá o real papel que a criança com deficiência é uma criança como todas as outras e que tem o direito e condição de ter uma vida normal”, destacou.
Estrutura
A estrutura da APAAS é um dos seus pontos de excelência. Com equipamentos de tecnologia, profissionais que periodicamente passam por capacitações, a Associação conta ainda com um veículo destinado para o translado dos pacientes da região que chegam a Picos até a sede da unidade.
Como ter acesso ao atendimento na APAAS?
O usuário do Sistema Único de Saúde para ter acesso aos serviços gratuitos ofertados na APAAS necessita se dirigir ao Posto de Saúde, fazer a consulta com o médico e receber o encaminhamento para a reabilitação.
O encaminhamento é avaliado pela auditoria da Secretaria de Saúde e existindo a necessidade do tratamento, o paciente é encaminhado à APAAS.