Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Comerciantes divergem quanto a vendas no mês de dezembro

Publicado em 08/08/2018
Por Jailson Dias
e2d7c135d5dcee4625d820b52e7f.jpg
e2d7c135d5dcee4625d820b52e7f.jpg
Vendas de Natal/Jailson Dias

O mês de dezembro é considerado o melhor para os comerciantes que vendem artigos como roupas e sapatos, pois esses são alguns dos principais presentes dados pelas pessoas no Natal. Contudo, os comerciantes picoenses estão divergindo quanto a qualidade das vendas nesse final de ano. Tendo em vista que o país ainda sente os efeitos de uma alegada crise financeira, os consumidores estão mais cautelosos.

Para o gerente da loja Noroeste, Ocean Santos, as vendas melhoraram desde as primeiras semanas de dezembro. “Do dia 1° para cá estamos com um bom crescimento, o esperado, o que procuramos crescer durante o ano, e a semana que antecedeu o Natal disse tudo”, comentou.

Com o grande movimento da loja nos dias anteriores a principal data do calendário cristão, Ocean avaliou que as vendas estavam superiores ao mesmo período de 2017. “Cada estabelecimento tem o seu mês, e o nosso é dezembro, pois vendemos os artigos de confecções e calçados, e cama, mesa e banho”, explicou.

Ocean Santos

Já para o comerciante Ednaldo Silva, o Didi Confecções, os consumidores ainda não estavam gastando como se esperava nas primeiras semanas de dezembro, ao invés, estavam pagando dívidas e colocando o nome em dia junto ao crédito. “Tá saindo a segunda parcela do 13° salário e eu percebo que as pessoas estão utilizando esse dinheiro para quitar algumas dívidas, colocar a casa em ordem, e eu percebo que isso vai ter um desfalque nas vendas”, relatou.

Contudo, Ednaldo acredita que os picoenses não deixarão de comprar, eles aproveitarão as facilidades oferecidas pelas lojas, como as vendas parceladas. “Nós percebemos que as vendas da primeira semana de dezembro desse ano com a primeira semana de dezembro do ano passado deu certa diferença, mas acreditamos que nada mais do que a tradição do brasileiro, de deixar tudo para a última hora”, comentou.

Ednaldo Silva, o Didi Confecções

Casos como esse, relatado pelo Ednaldo Silva, estimulam os comerciantes a buscar estratégias para atrair os clientes. Algumas lojas, como a dele, estão realizando promoções em pleno mês de dezembro, período forte do consumo. Esse tipo de ação acontece principalmente nos meses mais fracos do ano.

Mesmo que o consumo ainda não seja o esperado, percebe-se que o centro de Picos está movimentado, com as pessoas procurando as lojas para as compras de Natal.

Comentários