O novo presidente da CDL de Picos, Valdir Sales, declarou em entrevista ao Folha Atual que a entidade classista desenvolverá campanhas para estimular que os moradores de toda a região a região comprem mais, estimulando o comércio local. Empossado no cargo no último dia 26 de janeiro, Valdir Sales disse que novas metas serão tratadas na primeira reunião a ser realizada pela diretoria no dia 06 de fevereiro.
Comerciante com 30 anos de experiência e passagem por várias diretorias da CDL, Valdir Sales avalia que o período para o comércio local é crítico, no entanto, isso não deve esmorecer os empresários e sim fazer com que os mesmos busquem alternativas para a retração da economia. As campanhas estimulando as compras e a atração de mais clientes é um desses passos, uma vez que no sistema em que vivemos o dinheiro precisa circular.
Com a crise financeira que tem se abatido sobre as contas públicas do país, muitas pessoas tem optado por reduzir o consumo, guardando dinheiro, evitando assim que a moeda circule e o comércio cresça. “A crise atormenta a todos e por isso é importante incentivar as pessoas”, declarou.
Além da retração do consumo, Valdir Sales diz que os impostos e juros do Governo Federal agravam a situação do comércio, daí a necessidade de outro tipo de campanha pedindo a redução dos juros.
Momento
Como vários setores do comércio são estimulados de acordo com o período do ano, nesse momento, Valdir Sales informa que há uma baixa na sua área específica de vendas de peças de carros, e em outras, como vestuários e móveis, pois os consumidores se concentram nas matrículas e compra de material escolar para os filhos. “A nossa classe empresarial de autopeças sempre é mais fraca nesse período até o início de março”, comentou.
Queda
Curiosamente, a inadimplência dos consumidores tem caído nos últimos anos. Segundo Valdir Sales isso se deve a um fenômeno mundial, o uso do dinheiro de plástico, mais conhecido como cartão de crédito. Uma vez que o consumidor se utiliza desse expediente a sua dívida passa a ser com a operadora e não com a loja. “Com o cartão hoje, qualquer pessoa pode adquirir um cartão e isso facilita tanto para a loja quanto para o usuário”, explicou.