A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no último dia 15 com a meta de atingir 32 milhões de pessoas até o dia 26 de abril. Nesse prazo termina o período de vacinação contra a gripe no país. A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.
De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas, neste ano, 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde. O objetivo deste ano é de atingir cerca de 80% do público-alvo da ação, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. Doentes crônicos e mulheres no período até 45 dias depois do parto também devem receber a vacina.
Em Picos, a campanha inicia oficialmente no chamado "Dia D" da campanha, dia da mobilização nacional, que acontece neste sábado, dia 20 de abril, a coordenadora de imunologia da Secretaria Municipal de Saúde, Luana Luz, informa que todos os postos de saúde e a sede da Secretaria de Saúde, estarão realizando a aplicação da vacina.
Segundo a coordenadora de imunologia, para Picos foram enviadas inicialmente 4.690 doses da vacina e ao longo da campanha, até o dia 26, o município receberá o restante. A expectativa é que 12.489 pessoas sejam vacinadas e se mantenham imunizadas por mais um ano. Por conta do atraso na entrega das vacinas, os moradores da zona rural não serão vacinados no "Dia D" da campanha, mas serão vacinados até o final da campanha, que encerra dia 26.
O principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe. Luana disse ao Folha Atual que pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha