Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Wellington Dias inicia agenda oficial no Canadá

Publicado em 11/01/2017
Por Edson Costa
60367f8714e20ee7437efc1f4abe.jpg
60367f8714e20ee7437efc1f4abe.jpg
Wellington e Rejane Dias com o cônsul adjunto Ademar Seabra /CCOM

O governador Wellington Dias e comitiva desembarcaram neste sábado (15) no Canadá, onde cumpre agenda oficial de interesses do Estado. Dentre as agendas previstas estão encontros e reuniões relacionados a Segurança Pública, Inovação Científica, Investimentos, Negócios e Turismo. 

O chefe do executivo piauiense deu início às atividades oficiais assim que chegou em território canadense, ao ser recebido, na província de Ontario, pelo cônsul adjunto do Consulado Geral de Toronto, Ademar Seabra da Cruz Júnior, que revelou o aspecto positivo da visita de Wellington Dias ao Canadá. 

“Estamos muito felizes em receber o governador Wellington Dias. É um prestígio, não só para o trabalho do Itamaraty, mas para as relações Brasil-Canadá, diante do momento positivo que temos nas relações entre os dois países”, destacou Ademar Seabra. Ele ressaltou que há uma coincidência muito grande entre o tipo de investimento que o Canadá já desenvolve no Brasil em outros estados com o que pode ser feito no Piauí. 

Foi confirmada para o próximo dia 18, uma reunião da comitiva piauiense com representantes da Câmara de Comércio, empresários canadenses e investidores brasileiros sobre o potencial de investimentos do Piauí. “Após essa conversa inicial, o consulado vai dar seguimento e transformar esse diálogo em uma estratégia de trabalho a longo prazo para o desenvolvimento conjunto”, afirmou o cônsul adjunto. 

 Ademar Seabra disse ainda que, mesmo com as incertezas causadas pela crise política, o empresário canadense tem respeito e grande interesse no Brasil. “Isso porque somos um mercado de 210 milhões de habitantes. Mesmo com a crise, temos um PIB per capita superior ao da China e uma economia diversificada. Diante da nova configuração mundial, das mudanças políticas com os Estados Unidos, há um interesse renovado dos canadenses em relação ao Brics, especialmente no Brasil, de ampliar o que já está sendo feito. Eles estão aguardando a definição do quadro político brasileiro e as perspectivas de segurança jurídica e estabilidade regulatória, para que as decisões sejam tomadas. Mas condições que podemos lidar em curto prazo. Por isso a viagem do governador foi bem concebida, pois é quando podemos definir estas estratégias”, avaliou. 

O governador Wellington Dias agradeceu a recepção dispensada pelo consulado brasileiro no Canadá à comitiva piauiense e falou sobre a expectativa em relação à viagem. “Sou grato pela forma respeitosa, carinhosa e de valorização da nossa agenda e pelo apoio do consulado brasileiro. Esse encontro que teremos no dia 18 com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá visa despertar o interesse dos empresários e a possibilidade da criação de uma Câmara entre Piauí-Canadá-Ontário. Já que eles (canadenses) mostraram interesse nas energias renováveis e comércio bilateral. Há outra agenda com a (empresa) Bombardier e a Latam, em Montreal onde vamos abrir entendimentos para turismo na Rota das Emoções. O interesse partiu deles próprios e a Bombardier já acertou agenda de uma visita ao Piauí, Ceará e Maranhão”, descreveu o chefe do executivo estadual. 

"Depois da visita do governador de Goiás, Marconi Perillo, que já fechou acordo com investidores da área da indústria de fármacos, agora chega o Piauí, e as chances são boas em áreas do Turismo, no que diz respeito ao Delta do Parnaíba, Rota das Emoções e Serra da Capivara. São duas frentes que Embaixada do Brasil pode ajudar. Também na mineração, energias eólicas, solar, PPPs e produção de grãos e frutas para abastecer mercado do Canadá", explicou Ademar Seabra.

"Temos chances de, aqui, concretizar duas cooperações: um modelo moderno para sistema prisional e educação; e podemos já abrir entendimentos para investimentos na Rota das Emoções. Fiquei animado com a perspectiva positiva para agendas da próxima semana em Toronto e Montreal", avaliou Wellington Dias.

A comitiva piauiense no Canadá é formada pelo governador Wellington Dias, pelos secretários estaduais de Educação, Rejane Dias, e de Justiça, Daniel Oliveira, além do assessor de imprensa Álvaro Carneiro e dos ajudantes de ordem Ricardo Barbosa e Elton Maciel.

Fonte: ccom

 

Comentários