Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Vereador pede criação de Patrulha Rural e militarização dos guardas de trânsito

Publicado em 08/12/2016
Por Jailson Dias
bf0615f7aae263b8f481634671db.jpg
bf0615f7aae263b8f481634671db.jpg
Dedé Monteiro/Jailson Dias

O vereador Dedé Monteiro (PPS) apresentou um requerimento que será transformado em Projeto de Lei pedindo a criação da Patrulha Rural de Picos. Em entrevista ele argumentou que a cidade já tem mais de 70 mil habitantes, portanto, deveria ter uma guarda exclusiva para garantir a segurança das pessoas que moram nas localidades e povoados agrícolas.

O projeto será encaminhado a Secretaria de Segurança Pública, pedindo a realização de um concurso público para que os soldados sejam lotados exclusivamente no interior. Ele frisa que não está pedindo o deslocamento dos policiais que estão na zona urbana, mas sim o acréscimo do efetivo.

“A militar vai ficar na cidade, é criar o policiamento da zona rural, é uma lei. Temos que ver o projeto e tem de ser concursado e vamos especificar todos os detalhes desse policiamento”, frisou.

Dedé Monteiro disse ainda que o seu projeto foi motivado pelo aumento da violência verificado em localidades antes muito tranquilas. “A minha comunidade de Lagoa a Chapada do Mocambo, aquela região, Junco dos Monteiros, Curralinho, Carnaíba, mas hoje faz medo de andar depois de 22h00”, lamentou.

Guardas de Trânsito

O vereador Dedé Monteiro também está pedindo que os Guardas de Trânsito sejam convertidos em Guardas Municipais, recebendo o direito de portar arma de fogo e colete à prova de balas. “Essa lei vai protegê-los e vai aumentar o efetivo, para que aumente o efetivo e dar mais uma segurança ao Guarda de Trânsito”, frisou.

Comentários
Pablo
15/06/2017 13:51:41
A legislação de trânsito e o Contran, por meio das leis e das Resoluções estabelecem que os guardas de TRÂNSITO podem exercer cinco grandes funções: fiscalização de trânsito ; educação de trânsito; engenharia de tráfego; controle e análise de estatística; e julgamento de recursos administrativos contra penalidades aplicadas (constituição de sua JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações). Porém não podem ocupar os cargos de guardas municipais civis que fazem a segurança do patrimônio público. Sugiro ao vereador que solicite concurso para os guardas civis que o município aprovou lei de criação desse cargo e nunca fez concurso para essas vagas serem ocupadas.