Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Vereador Afonsinho apresenta Projeto de Lei que garante meia-entrada para doadores de sangue e medula óssea

Publicado em 01/12/2016
Por Jailson Dias
c8993ce34c505e382b603ecea064.jpg
c8993ce34c505e382b603ecea064.jpg
Afonsinho propõe projeto que valoriza doador de sangue/Jailson Dias

O vereador Afonso Guimarães (PP) apresentou na Câmara Municipal de Picos o Projeto de Lei que garante o estabelecimento da meia-entrada (50%) para os doadores de sangue e medula óssea, tanto em shows e eventos da iniciativa privada quanto em instituições públicas. Ele propõe que seja criado o Cadastro Municipal de Saúde que, através do Hemocentro, emitirá cartões para as pessoas que são doadoras, para que estas possam se identificar e assim ter direito ao benefício dentro da cidade.

No projeto consta ainda que os doadores também terão atendimento preferencial em bancos, supermercados e demais repartições que atendem grandes demandas da população picoense. “Eu, como vereador, quero prestigiar esses doadores. A partir do momento que o prefeito sancionar essa lei vai haver uma plaquinha, como já existe para gestantes e idosos, pois entendemos que eles estão salvando vidas”, destacou.

Afonsinho frisou que o projeto, além de valorizar quem já desempenha esse papel, também busca estimular que mais pessoas procurem o Hemocentro de Picos e passem a doar sangue, além de se cadastrarem para possível doação de medula óssea. Ele informou que atualmente as pessoas que fazem esse trabalho são basicamente as mesmas. Elas chegam a doar sangue três vezes por ano, máximo permitido por lei.

“É um gesto de amor ao próximo, essas pessoas são verdadeiros heróis, pois salvam vidas”, destacou.

Na época em que esteve à frente do Hemocentro de Picos, no ano de 2015, Afonsinho informou que chegou a armazenar 250 bolsas de sangue por mês, 100 das quais eram doadas para Teresina, onde existem centros de oncologia e que, portanto, tem carência permanente de doação de sangue para transfusões.

Indagado se temeria alguma resistência por parte dos promotores de eventos da cidade de Picos quanto a questão da meia-entrada, o vereador Afonsinho se mostrou confiante, pois salienta que todas as pessoas podem em algum momento precisar de uma transfusão de sangue.

O Projeto de Lei passou por análise das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Picos e deverá ser votado em primeira votação na sessão da próxima quinta-feira, 08. A segunda e definitiva votação deve acontecer em 15 de junho, um dia depois do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. “Acredito que o Legislativo estará prestigiando os doadores aprovando esse projeto. E vamos esperar que o prefeito o sancione nos próximos 90 dias”, comentou.

 

Comentários