Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Rio Guaribas se deteriora a olhos vistos

Publicado em 31/10/2016
Por Jailson Dias
1291dd3ddeb62f1319c1a252f35a.jpg
1291dd3ddeb62f1319c1a252f35a.jpg
Rio Guaribas/Jailson Dias

Em 2016 a Barragem de Bocaina completou 30 anos de construção. Sua obra, realizada pelo Batalhão de Engenharia e Construção (3° BEC) levou pelo menos seis anos, e foi traumático para as pessoas que tiveram de abandonar o local onde viviam porque tudo seria alagado. Desde então, o Rio Guaribas, símbolo desgastado da cidade de Picos não é mais o mesmo. A olhos vistos de toda a população o rio pede socorro, especialmente no seu trecho urbano, coberto por plantas aquáticas que impedem a visão da superfície da água.

A educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, jornalista e geógrafa Ruthy Costa, informou que são muitas as causas para degradação do Rio Guaribas. “A situação atual do Rio Guaribas é extremamente preocupante. O assoreamento, o lançamento de esgotos domésticos e os barramentos clandestinos em algumas áreas comprometem totalmente a sobrevivência do rio”, explicou.

As barragens clandestinas podem ser notadas desde o município de Bocaina, passando pela Sussuapara até chegar a Picos. A Secretária Estadual de Meio Ambiente já realizou uma fiscalização e constatou a existência de proprietários de terras que desviam o fluxo de água para fins diversos, desde lazer até irrigação de plantas, sem receberem nenhum tipo de autorização.

Ruthy informou que a população de Picos também pode ajudar a revitalizar o rio. “O papel da população no processo de recuperação do rio é muito importante, uma vez que a própria população é causadora da degradação. É enorme o volume de lixo jogado no rio diariamente. Essa situação só pode ser revertida com políticas públicas direcionadas para a recuperação direta do rio e também de ações de educação ambiental para a população que precisa entender que também é responsável pela preservação do meio ambiente”, declarou.

A situação do Guaribas pode ficar ainda mais complicada uma vez que devido a estiagem o Departamento de Obras Contra a Seca (DENOCS), deve manter fechadas as comportas da barragem de Bocaina, cujo nível da água se encontra em estado crítico.

Em entrevista ao Folha Atual o secretário de Meio Ambiente de Picos, Filomeno Portela, informou que pretende remover as plantas aquáticas que estão encobrindo a superfície do Guaribas em breve.

No entanto, apenas a Secretaria Estadual de Meio Ambiente tem jurisdição para interferir no rio. Muitos projetos já foram anunciados para a sua revitalização, mas jamais saíram do papel, deixando a certeza de que Picos pode perder um dos seus principais símbolos e grande contribuidor para o desenvolvimento local, devido a inércia de todos.

Comentários