Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Secretaria de Desenvolvimento Econômico promete mudança na feira livre nas próximas semanas

Publicado em 06/10/2016
Por Jailson Dias
4a9dee142923f5f97039526e7b6f.jpg
4a9dee142923f5f97039526e7b6f.jpg
Feira livre passará por modificação/Jailson Dias

O Secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, Iata Ânderson, declarou em entrevista ao Folha Atual, que a anunciada modificação do quadro da feira livre, especificamente o setor de venda de confecções, que fica na Praça Justino Luz, deve acontecer nas próximas semanas. A modificação foi prometida ainda no começo do ano, e deveria ser realizada após o carnaval, mas não aconteceu.

A mudança será realizada em decorrência da inversão do trajeto da Travessa Urbano Eulálio, por rás da Agência Centro do Banco do Brasil de Picos. Atualmente a Travessa Urbano Eulálio é uma via de acesso para a Praça Félix Pacheco. Como a mudança ela seguirá o sentindo inverso, permitindo que os veículos entrem na feira livre e sigam até a Ponte Mestre Raimundo Duarte, caminho mais curto para a BR 316.

Com essa modificação pelo menos 40 bancas de vendas de roupas terão de mudar a sua localização na feira livre. Iata explica que muitos terão de “afastar” as suas bancas para a abertura de uma nova via para o tráfego de veículos. “Ninguém será trocado de lugar, vão apenas recuar para que tenham uma reta e saiam ali de frente da a Igreja Matriz”, comentou.

A modificação no sentido da travessa é um projeto da Secretaria de Transporte, Trânsito e Desenvolvimento Econômico, e foi proposta com o objetivo de melhorar a trafegabilidade pelo centro. A nova sinalização já começa a ser desenhada no dia 24 de abril.

Segundo o titular da pasta, Iata Ânderson, a feira livre é um patrimônio da cidade. Ele pediu a compreensão das pessoas para essas mudanças. “É uma pequena parte da feira livre no que chamamos de feira das confecções, pois a Secretaria de Trânsito entendeu a necessidade de inverter o fluxo de veículos da travessa (Urbano Eulálio) por trás do Banco do Brasil, Agência Centro”, explicou Iata.

Algumas reuniões já foram realizadas com feirantes para explicar a modificação no sentido da rua e a sua necessidade. Apesar de ter ocorrido tranquilamente, há um temor por parte dos feirantes de perder clientes após esse processo.

Termo de conduta

Concomitante a essa modificação na posição das barracas, Iata Ânderson informou que todos os feirantes terão de assinar um termo de conduta, que versará desde a retirada das barracas nos feriados até o relacionamento entre os feirantes, pois às vezes acontecem discussões.

Comentários