Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Audiência que pede a cassação do mandato do Pe. Walmir é adiada

Publicado em 12/09/2016
Por Jailson Dias
8f2e469cbefd122565f6bcf52c11.jpg
8f2e469cbefd122565f6bcf52c11.jpg
Pe. Walmir Lima/Jailson Dias

A audiência de instrução para tratar sobre o pedido de cassação do mandato do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT) e do vice-prefeito, Edilson Carvalho (PTB), foi adiada. Ela deveria acontecer nesta terça-feira, 28, quando as testemunhas da coligação do ex-prefeito Gil Paraibano (PP) e do atual gestor, seriam ouvidas, no entanto, devido a problemas de saúde do advogado de Edilson Carvalho, a audiência acontecerá apenas no dia 07 de abril.

O advogado de Edilson Carvalho teria sofrido uma crise de pressão alta, o que o obrigou a ser internado às pressas. Como justificativa ele enviou o atestado médico para comprovar o seu estado de saúde. O juiz da 62° Zona Eleitoral, que conduzirá a audiência de instrução, José Airton, entendeu como válido o pedido de adiamento, e remarcou a audiência para o dia 07 de abril.

A coligação do ex-prefeito Gil Paraibano: “Pra cuidar da nossa gente”, formada pelos partidos: PP/ PRP/ PPS/ PROS/ P / PHS/ PMB/ REDE/ PR entrou com o pedido de cassação da coligação vencedora: “É com trabalho que a gente segue”, formada pelos partidos PDT/ PT/ PTB/ PMDB/ PSL/ PTN/ PMN/ PTC/ PSB/ PEN/ PPL/ PSD/ PC do B/ PSDB, acusando-a de abuso de poder econômico durante o período eleitoral.

Após a realização da audiência de instrução, os advogados de ambas as coligações podem pedir a realização de diligências, que se trata da possibilidade de ouvir mais testemunhas. O juiz determinará se isso será necessário.

Após as diligências, caso essas sejam realizadas, o juiz dará o seu veredicto nas chamadas “alegações finais”. Independente do resultado é quase certo que a parte derrotada recorra da decisão judicial, com isso o processo será encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e após a decisão deste, pode ser encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encerrando-se de vez.

Resultado das eleições

Nas eleições de 02 de outubro de 2016 o Pe. Walmir Lima (PT) foi eleito com 48,13% dos votos, o que equivale a 20133 votos válidos, enquanto Gil Paraibano (PP) recebeu 46,69%, totalizando 19.531 votos. Os demais candidatos tiveram votação irrisória.

Comentários