Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Câmara Municipal aprova regulamentação da profissão de bombeiro civil

Publicado em 09/09/2016
Por Jailson Dias
34ac9abce10971e2fe3f5db96d4b.jpg
34ac9abce10971e2fe3f5db96d4b.jpg
Bombeiros civis acompanharam votação/Jailson Dias

A Câmara Municipal de Picos aprovou em segunda e definitiva votação o projeto de lei que regulamenta a profissão dos bombeiros civis na cidade. Com isso os brigadistas poderão ser contratados por órgãos públicos e privados para atuar na área da segurança, tanto no combate quanto na prevenção de incêndios. A votação aconteceu na sessão realizada na tarde da quinta-feira, 23, e contou com o apoio de todos os vereadores.

O projeto já havia sido apresentado na Câmara Municipal no começo desse mês, mas não foi para a votação devido alguns pontos considerados controversos por alguns vereadores. Inicialmente dizia-se que a contratação dos bombeiros civis seria obrigatória, o que para os vereadores, extrapolava os poderes do legislativo, que não estaria apto para aprovar essa determinação. No novo projeto de lei a palavra “obrigatória” foi suprimida.

Com nova redação a contratação desses profissionais fica a critério dos empregadores. No entanto, o bombeiro civil Jackson declarou em entrevista ao Folha Atual que a contratação dos brigadistas é recomendada, pois além do combate e prevenção de incêndios eles também são aptos para auxiliar a população em enchentes e demais catástrofes, além de poderem fazer os primeiros socorros. “Esse ano o governador Wellington Dias (PT) agradeceu por termos ajudado no combate aos incêndios em setembro de 2016”, comentou.

Com a votação da Câmara Municipal de Picos o projeto será encaminhado para análise e possível sanção por parte do prefeito Pe. Walmir Lima.

Caso a profissão de bombeiro civil seja regulamentada os formados no curso de brigadista terão a possibilidade de desenvolver a atividade em tempo integral. Até esse momento eles têm atuado principalmente como voluntários em questões que envolvem a segurança de todos no município.

Comentários