Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Sindicato dos Bancários do Piauí promove manifestação contra fechamento do Itaú de Picos

Publicado em 19/08/2016
Por Jailson Dias
0a9e8889b1bc0fe4ac58e02803ec.jpg
0a9e8889b1bc0fe4ac58e02803ec.jpg
Bancários prometem lutar contra essa medida/Jailson Dias

O Sindicato dos Bancários do Piauí promoveu na manhã desta quinta-feira, 09, um ato público em protesto contra o anúncio do fechamento da agência do banco Itaú de Picos, previsto para acontecer no dia 03 de abril. Inaugurada em 2001 e sediada na Praça Félix Pacheco terá as suas atividades encerradas na cidade, segundo argumenta a superintendência do banco, por não estar gerando lucro.

Essa é a segunda vez que o Itaú fecha as suas portas em Picos. Para os profissionais serão apresentadas “alternativas” para trabalhar em outras cidades, enquanto os clientes terão se deslocar para a agência endereçada na Rua Areolino de Abreu em Teresina, caso queiram ser atendidos.

Segundo diretor regional do Sindicato dos Bancários do Piauí, Fábio Neiva, a decisão do Itaú é contraditória, uma vez que é o segundo maior banco privado da América Latina e cujos lucros vem crescendo a cada trimestre. Em contrapartida é o que mais tem demitido. “Só em 2016, o balanço ativo dele, no primeiro trimestre, conseguiu auferir o montante de R$ 1 trilhão; é um patrimônio altíssimo”, comentou o sindicalista.

Fábio Neiva questiona também a forma como o banco está saindo da cidade, pois antes de chegar a Picos prometeu que geraria lucro, buscou a Prefeitura, promoveu reuniões, mas para a sua saída simplesmente enviou uma carta informando que estavam encerrando as suas atividades. Os funcionários, inclusive, teriam sido avisados dessa forma.

Segundo Fábio Neiva, para os funcionários do banco serão oferecidas “alternativas”, definidas como “demissão branda”, pois será oferecida a opção de trabalharem em agências localizadas em outras cidades e estados.

O representante dos funcionários do Itaú no Sindicato dos Bancários, Raimundo Nonato de Sousa, conhecido como Neide, informou que a carta de que o banco será fechado foi encaminhada aos seus funcionários em Picos na “Quarta-feira de Cinzas”, 01. No momento a agência possui três funcionários e três mil clientes. Como se localiza na segunda cidade em movimentação comercial do Piauí, Neide entende que a explicação de que o banco não está gerando lucro, não procede.

Neide comentou que o banco perderá a credibilidade dos picoenses caso deixe a cidade, mas garante que o Sindicato lutará para a permanência da agência. Apenas em 2016 foram fechadas mais de 200 agências por todo o Brasil.

Comentários