Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Bombeiros Civis pedem regularização da profissão em Picos

Publicado em 18/08/2016
Por Jailson Dias
6dca7159aef3e523ac080f74d999.jpg
6dca7159aef3e523ac080f74d999.jpg
Bombeiro Júnior pede a regulamentação da profissão/Jailson Dias

Os Bombeiros Civis tem pleiteado junto a Câmara Municipal de Picos a aprovação do projeto de lei que regulamenta a profissão na cidade. Líderes da categoria têm comparecido às sessões ordinárias realizadas no legislativo, conversando com os vereadores e argumentando sobre a importância do projeto. A última vez que isso aconteceu foi na sessão realizada no dia 23 de fevereiro, na semana que antecedeu o carnaval.

Segundo o Bombeiro Civil Júnior, os também chamados “brigadistas”, são preparados para uma série de atividades, como o combate ao incêndio. Eles inclusive deram suporte no grande incêndio florestal registrado em Picos em agosto de 2016. Caso a lei seja aprovada pela Câmara Municipal, os 250 bombeiros civis, que fizeram um ano de um curso preparatório, poderiam trabalhar em empresas privadas.

Além do combate ao incêndio os brigadistas são preparados para resgatar pessoas das chamas e até a prestar os primeiros socorros mais básicos. No curso que os formou, Júnior explicou que eles foram instruídos por bombeiros militares e outros bombeiros civis. “São pessoas capacitadas e formadas para agir no âmbito de fazer essa proteção das pessoas, nos prédios privados ou públicos”, comentou.

O projeto ainda não foi encaminhado para o plenário da Câmara Municipal, pois estava em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB).

Em entrevista o vereador Chaguinha explicou que o problema encontrado no projeto dizia respeito a obrigatoriedade do município contratar os bombeiros civis, o que, segundo argumentou, extrapola a competência do Poder Legislativo. “No meu entendimento, deve partir da Prefeitura, se o Poder Executivo concordar, estamos prontos para abraçar essa causa”, declarou.

Chaguinha informou ainda que o projeto foi encaminhado para a Assessoria Jurídica da Câmara Municipal para que seja emitido um parecer técnico sobre a sua viabilidade. No entanto, já foi levantada a sugestão de que os vereadores e os representantes dos bombeiros civis formem uma comissão e se reúnam com o Pe. Walmir Lima (PT), pedindo que o mesmo encaminhe um projeto para o Legislativo pedindo que os órgãos públicos e privados contratem os bombeiros civis.

Caso a profissão de bombeiro civil seja regulamentada os formados no curso de brigadista terão a possibilidade de desenvolver a atividade em tempo integral. Até esse momento eles têm atuado principalmente como voluntários em questões que envolvem a segurança de todos no município.

Comentários