Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Inadimplência no Banco do Nordeste de Picos tem chegado a 8% ao ano

Publicado em 18/08/2016
Por Jailson Dias
8aa0aae331a3a91533b46ed7e6ca.jpg
8aa0aae331a3a91533b46ed7e6ca.jpg
Gerente do Banco do Nordeste, Agenor Paulino Trindade/Jailson Dias

A inadimplência na Agência Centro do Banco do Nordeste de Picos tem girado em torno de 8% ao ano, número considerado elevado pela superintendência da instituição. A informação partiu do gerente Agenor Paulino Trindade. Ele informou que a expectativa é que a inadimplência caia para 5% até o final do ano devido aos benefícios legais que os agricultores têm recebido do Governo Federal.

Apesar dos 8% ser considerado alto, Agenor lembra que a seca prolongada tem contribuído para que muitos produtores rurais não consiga quitar seus débitos junto ao banco. “Existe um fator chamado seca que contribui para isso, então estamos trabalhando a capacitação dos produtores, bem como financiando a captação de água para melhorar a convivência do agricultor com a seca”, explicou.

A Lei 13.340, editada pelo Governo Federal, está atendendo o produtor rural que tem recebido um abatimento considerável em seus débitos. Agenor explica que a medida beneficia o agricultor que perdeu a safra até o ano de 2011, gerando um abatimento de até 95% em suas dívidas.

“Para poder recuperar a sua atividade, o seu crédito, a sua dignidade e, detalhe, mesmo passando por inadimplência e liquidando a dívida, pela lei ele pode receber novos créditos para melhorar o seu empreendimento, para melhorar a captação de água no seu negócio”, comentou o gerente.

O Banco do Nordeste também realiza empréstimos para o trabalhador urbano, mas a inadimplência desse setor, segundo o gerente Agenor, está apenas em 4% ao ano.

A capacitação que o Banco do Nordeste tem realizado junto ao agricultores conta com a parceria do SEBRAE, o que representa a maior possibilidade de sucesso do trabalhador rural nos seus empreendimentos e, com isso, poder pagar pelo empréstimo realizado. Agenor também convocou os agricultores da região a comparecem no banco para se informar sobre os benefícios a quem tem direito. “E para resgatar a sua dignidade, resgatar o seu crédito, pois estamos aqui para apoiá-los”, comentou.

Comentários